quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ORIENTAÇÕES SOBRE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Alertamos sempre para o bom-senso, economia de papel e rigor acadêmico nos trabalhos desenvolvidos. Não será uma excelente formatação ou emprego de normas que substituirá o estudo, pesquisa e exercício do pensamento. Mas, estas ferramentas ampliam a abrangência e compreensão de nosso texto, além de possibilitar que outras pessoas entendam os caminhos que fizemos para chegar aos argumentos do trabalho.

Um trabalho com boa digitação, formatação e observação das normas da ABNT nos apresenta como estudiosos e pesquisadores. É através dele que outras pessoas poderão fazer uso de nossos escritos e ampliar os caminhos já desenvolvidos. Estas são ferramentas que nos possibilitam uma melhor comunicação no mundo acadêmico.

FORMATAÇÃO: Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, Papel A4, branco. Para citações diretas e fora do texto: usar fonte 11, notas de rodapé, 10.

Margens: margens esquerda e superior sempre a 3 cm da borda da folha.

Margens direita e inferior a 2 cm da borda da folha.

FOLHA DE ROSTO: Deve conter: nome completo do autor ou autora, título principal, subtítulo (se houver), nome dos/as orientadores/as, local, ano.

SUMÁRIO: Enumeração dos capítulos e seções do trabalho exatamente na ordem da grafia em que aparecem com a indicação do(s) respectivo(s) número(s) de página(s). Interliga-se à coluna de títulos com uma linha pontilhada à coluna de páginas.

PAGINAÇÃO:

1) Contar todas as folhas do trabalho sequencialmente a partir da folha de rosto;

2) Numerar a partir da primeira folha do texto, com algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e da borda direita da folha,

3) A folha de rosto e demais folhas com títulos de capítulos são numeradas, mas a numeração não deve ser grafada.

CITAÇÕES:

Citação direta: transcrição textual de parte da obra consultada. Indicar sobrenome, data e página.

Ex.: “Uma das constatações mais importantes que se fazem sobre a cultura de nosso tempo é que hoje quase desaparece a separação entre o público e o privado”. (FISCHER, 2001, p.55)

Citação Indireta: Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em transcrição textual da(s) idéia(s) do autor consultado. Indicar apenas data, não havendo necessidade de indicação de página.

Ex: Costa (2001) problematiza as relações entre escola e cultura.

Citação de citação: Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada. Indicar o autor da citação, seguido da expressão latina ‘apud’, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

Ex.: “A liberdade civil não é universal – é um atributo masculino e depende do direito patriarcal”.(PATEMAN, apud SAFFIOTI, 2004, p.54)

Segundo SILVA ( apud PATEMAN, 1999, p. 3) diz ser [...]

REFERÊNCIAS:

As referências são somente de livros que efetivamente foram utilizados para elaboração do texto. As referências devem estar em ordem alfabética de acordo com o autor e/ou o título, alinhadas na folha somente na margem esquerda. Caso tenham outras referências, fazer distinção dos materiais.

Ex.: com os subtítulos: Fontes consultadas- Referências filmográficas- Outras...

1) quando existe um mesmo autor com mais de um livro, repete-se o nome do autor. Observa-se a ordem cronológica das obras.

Ex:

COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Editora da Universidade: UFRGS, 2000.

COSTA, Marisa Vorraber (org.). Escola básica na virada do século: cultura, política, currículo.São Paulo: Cortez, 2002.

OBSERVAÇÕES:

1) Um autor: citar o sobrenome e ano

2) Dois a três autores: citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula ‘;’ e data da obra

3) Mais de três autores: citar o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão ‘et. al.’

4) Sem autoria conhecida: citar título e ano

5) Entidade coletiva: citar o nome da instituição e ano. Nas citações subsequentes, usar apenas a sigla.

6) Autor e mais de uma obra: citar o sobrenome e os vários anos de publicação em ordem cronológica.

7) Citações até três linhas devem ser inseridas no parágrafo entre aspas duplas .

8) Citações com mais de três linhas, colocar em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, com letra menor que a utilizada no parágrafo anterior (11), formatadas em espaço simples, separadas dos parágrafos anterior e posterior por dois espaços simples.

9) As omissões de palavras ou frases nas citações, bem como comentários ou acréscimos necessários à compreensão do texto, são indicadas pelo uso de reticências entre colchetes [...]

10) Para se destacar palavras ou frases em uma citação usa-se o grifo ou negrito ou itálico seguido da expressão [meu grifo] ou [grifo nosso] entre colchetes após a citação.

REFERÊNCIAS:

Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos: teses, dissertações e outros. UFRGS: Faculdade de Educação- Biblioteca Setorial de Educação, 2002.

Adaptação do PA: Culturas, linguagens e educação. - UNISINOS- ATIVIDADE: CULTURA, DIFERENÇA E EDUCAÇÃO.


[Texto fornecido as alunas pela professora Elí Fabris]

[postado por Rita Santos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário