quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ficha de citação - Patrícia Selau

Selecione UMA (1) idéia do texto. Transcreva as palavras do/a autor/a

[...] Construindo formas organizativas novas, professores e professoras passam a se construir diversamente, afastando-se, em parte do caráter sacerdotal da atividade e buscando dar a essa atividade uma marca mais política e profissional. (LOURO, 2011, p.112)

Explique as idéias do/a autor/a, utilizando as tuas palavras.
Segundo Louro (2011), os professores e professoras atualmente tem-se constituído diversamente, pelas formas organizativas novas que vêm construindo, afastando seus fazeres de professor da visão sacerdotal/vocacionada que há sobre a atividade, buscando dar à docência um caráter mais político e profissional.

Comente o trecho destacado, explicando o que você pensa sobre o tema.
Creio sim, que nos últimos anos a profissão docente tem perdido parte de seu caráter de dom ou vocação para ser vista como profissão, que carrega um caráter político, assim como diz Meyer apoiada no estudo de Giroux (1995) destaca que quando “um  professor se torna um agente de produção, circulação de formas particulares do capital, ocupa inevitavelmente um papel político na sociedade”.

 LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2011     
MEYER, Dagmar. Das (Im)possibilidades de se ver como um anjo...In GOMES, Nilma; SILVA, Petronilha. Experiencias étnico culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autentica,2002. P.51-69.




Nenhum comentário:

Postar um comentário