quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ficha de Citação - Íris Letícia dos Reis

Seminário Temático: Pedagogia: Cenários de carreira e focos de atuação profissional
EDIÇÃO 2011/2

Ficha de Citação:Íris Letícia dos Reis

1.Selecione UMA (1) idéia do texto. Transcreva as palavras do/a autor/a, observando as normas da ABNT.

Professores e professoras – como qualquer outro grupo social – foram e são objeto de representações. Assim, ao longo do tempo, alinham-se determinadas características, apelam-se para alguns recursos para falar deles e delas. Essas representações não são, contudo, meras descrições que “refletem” as práticas desses sujeitos; elas são, de fato, descrições que os “constituem”, que os produzem. Estamos aqui operando a partir de uma perspectiva teórica que entende a representação não como um reflexo ou espelho da realidade, mas como sua constituidora. Nessa perspectiva não cabe perguntar se uma representação “corresponde” ou não ao “real”, mas, ao invés disso, como as representações produzem sentidos, quais seus defeitos sobre os sujeitos, como elas constroem o “real”. (LOURO, 2011, p.103)

2. Explique as idéias do/a autor/a, utilizando as tuas palavras.

Segundo a autora LOURO (2011) professores e professoras ao longo do tempo vão se tornando objetos de representações, e para falar deles ou delas, constituíram-se algumas determinadas características e recursos quando utilizamos os seus nomes. Na verdade, essas descrições de como é o não é a professora e o professor, normalmente são de fato, descrições que constituem, que produzem esses profissionais. A partir de uma perspectiva teórica que entende a representação como sua constituidora, nos cabe questionar-mos se uma representação produz sentidos, e como ela constrói o real.

3. Comente o trecho destacado, explicando o que você pensa sobre o tema.

Acredito que assim como a autora, é necessário que se proponha que educadoras e educadores assumam as representações que os confrontam, como mola propulsora para discutir ideias de aceitação e de tolerância da diferença na escola e em sala de aula com os alunos, afim de refletir e melhorar a prática pedagógica. É importante trazer questões centrais para debates em aula, onde os alunos terão a oportunidade de verem e de conhecerem realmente quem são seus professores e qual é a representação correta que poderão ter deles, afinal, sabemos como é forte a reflexão que o professor precisa ser um exemplo para seus alunos. Nessa perspectiva, penso que muito das falas dos alunos, acabam produzindo e constituindo o professor em sala de aula, muitas vezes incorretamente. É necessário um trabalho árduo pela frente, onde os alunos serão ensinados a refletirem sobre os seus atos e de que maneira poderão mudá-los.

Referência utilizada: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 12. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário