quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ficha de citação - Neda Jose Guterres de Carvalho

Selecione UMA (1) idéia do texto. Transcreva as palavras do/a autor/a, observando as normas da ABNT

“ De certo modo poderíamos dizer que essas instituições têm gênero, classe, raça.’’ Sendo assim qual o gênero da escola?
   Ora, respondem imediatamente alguns / as a escola é  feminina, porque é, primordialmente, um lugar de atuação de mulheres_ elas organizam e ocupam o espaço, elas são as professoras; a atividade escolar é marcada pelo cuidado, pela vigilância e pela educação.
  Ao contrário dizem outros ;a escola é masculina, pois ali se lida, fundamentalmente, com  o conhecimento e esse conhecimento foi produzido pelos homens. A escola não trata de qualquer conhecimento, ela lida como afirma Jean-Claude Forquim (1993,p.11 ), com alguns aspectos da cultura que foram selecionados por serem reconhecidos como devendo dar lugar a uma transmissão deliberada e mais ou menos ins titucionalizada; integrar o currículo.

Explique as idéias do/a autor/a, utilizando as tuas palavras
O autor diz que as instituições de ensino têm
gênero , classe e raça.  Fala que alguns (as) diz
que é um lugar de mulheres , porque elas organizam e ocupam o espaço , são as professoras, a atividade escolar é construída pelo cuidado e pela educação.
 Ao contrário diz outros /as  a escola é masculina, pois ali se lida com o conhecimento e esse conhecimento foi  produzido pelos homens. Como afirma Jean-claude Forquim (1993,p.11 ) a escola lida com alguns aspectos  da Cultura que devem ser transmitidos.

Comente o trecho destacado, explicando o que você pensa sobre o tema.
Penso que a escola é uma instituição formada por homens e mulheres. Os dois construíram juntos a escola com o seu saber.
Concordo que a mulher é mais cuidadosa e afetiva como diz no texto de guacira Lopes Louro.
 Há um número maior de mulheres na escola, mas nem por isso podemos dizer que a escola é de mulheres ; há homens lecionando e dirigindo escolas. Diz no texto de Guacira louro:_ que  a escola é masculina; porque na escola se lida com o conhecimento e o conhecimento foi construído pelo homem.  Não concordo o conhecimento foi construído e é construído no dia a dia por homens e mulheres.



Referencias
Louro, G. L. (2011). Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista(12° ed.). Petrópolis - RJ: Vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário