quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ficha de citação - Ângela Maria de Oliveira

Selecione UMA (1) idéia do texto. Transcreva as palavras do/a autor/a, observando as normas da ABNT

A demonstração de afeto para com os/as estudantes era rigidamente “administrada” e controlada: recomendações sobre o comportamento dos/das docentes podem ser acompanhadas pelos regulamentos das instituições escolares e mesmo pela legislação educacional. Todo conjunto de normas vai inscrevendo as divisões escolares (e sociais) entre os sujeitos: por idade, por posição na hierarquia escolar, por nível de escolaridade, por gênero[...](SANTOS, 2011. p.109)

Explique as idéias do/a autor/a, utilizando as tuas palavras.
De acordo com Santos (2011), a afeição demonstrada para com os alunos sempre foi rigidamente controlada. Aconselhamentos sobre o modo dos docentes relacionarem-se com os estudantes dentro das escolas é determinado através de normas e regras designado por instituições escolares e a própria legislação educativa. Esse conjunto de normas incita as divisões escolares e sociais entre os alunos iniciando por idade, hierarquia escolar, por nível de escolaridade e gêneros.

Comente o trecho destacado, explico que você pensa sobre o tema.
Discordo plenamente do parágrafo quando afirma que demonstração de afeto é algo que precisa ser transmitido por partes, com controle e necessite de regulamento amparado pela legislação escolar. O afeto ao qual me refiro não necessita critérios e normas, pois visa o bem estar, o respeito e o amor pelo ser humano.
Buscando sempre auxiliá-lo na busca por sua autonomia e conhecimento para torná-lo capaz de lutar pelas suas escolhas.
“Conforme observa Foucault (1988, p. 30), desde o século XVIII, os construtores e organizadores escolares haviam se colocado “num estado de alerta perpétuo” em relação à sexualidade daqueles que circulam na instituição escolar.”

Referencias
Louro, G. L. (2011). Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista (12° ed.). Petrópolis - RJ: Vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário