sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

LISTA COM FILMES RELACIONADOS À EDUCAÇÃO

TEMPOS MODERNOS
Direção: Charles Chaplin
Ano: 1936
Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

OS ESQUECIDOS
Direção: Luis Buñuel
Ano: 1950
Sinopse: Ambientado na Cidade do México, década de 50. Um delinquente foge do reformatório e volta a viver nas ruas com outros adolescentes, praticando pequenos roubos e delitos. Após se envolver em um assassinato, ele entra em conflito com um de seus colegas, que se considera culpado por ter sido cúmplice do crime.

ALEXANDRE O GRANDE
Direção: Robert Rossen
Ano: 1956
Sinopse: Um comandante militar bravio, um guerreiro magnífico, o conquistador do mundo. Herói lendário da Macedônia, Alexandre, o Grande, é exaltado neste filme definitivo sobre sua tumultuada vida.

O CORCUNDA DE NOTRE DAME
Direção: Jean Delannoy
Ano: 1956
Sinopse: Em 1482, em Paris, o disforme corcunda Quasímodo protege a cigana Esmeralda, condenada à morte por crime cometido pelo padre Frollo, obcecado pela moça e que ao mesmo tempo quer destruí-la.

O BALÃO VERMELHO
Direção: Albert Lamorisse
Ano: 1956
Sinopse: Média-metragem em que um menino encontra um balão (ou será que é o balão que encontra um menino?). Juntos, eles irão percorrer as ruas de Paris e viverão grandes aventuras.

O SÉTIMO SELO
Ano: 1957
Direção: Ingmar Bergman
Sinopse: Drama. O filme mostra a peste negra na Idade Média, cavalaria medieval e Cruzadas.

BOM DIA
Direção: Yasujiro Ozu
Ano: 1959
Sinopse: No final dos anos 50, dois meninos imploram que os pais comprem uma TV. Com a paciência esgotada, o pai ordena que os garotos fiquem quietos e, a partir de então, os filhos passam a ficar mudos. A partir dessa situação, o Direção Yasujiro Ozu explora a importância da linguagem e da comunicação.

OS INCOMPREENDIDOS
Direção: François Truffaut
Ano: 1959
Sinopse: Antoine Doinel é o filho negligenciado de Gilberte Doinel, que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.

SPARTACUS
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1960
Sinopse: Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva. As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar.

CONSTATINO E A CRUZ
Direção: Lionello De Felice
Ano: 1962
Sinopse: Em 303 d.C., Constantino proclama o Edito de Milão ao se tornar o imperador de Gaul. Comandando seus soldados, derrota as legiões romanas, assegurando liberdade de culto aos cristãos. Filmado em locações na Itália, este grande épico possui incríveis cenas de batalhas e grandes atuações do elenco.

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE
Direção: Mario Monicelli
Ano: 1966
Sinopse: Aventura / Comédia. Retrata Guerras e Revoluções.

AO MESTRE COM CARINHO
Direção: James Clavell
Ano: 1967
Sinopse: Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados, neste clássico que refletia alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier, no papel que o imortalizou como Mark Thackeray, é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres no bairro operário de East End. A classe liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray acostumado à hostilidade enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.

O LEÃO NO INVERNO
Direção: Anthony Harvey
Ano: 1968
Sinopse: Drama. Retrata a disputa pelo poder.

IF...
Direção: Lindsay Anderson
Ano: 1968
Sinopse: Alegoria sobre um revolucionário líder estudantil no sistema educacional inglês nos anos 60. Obra prima do cinema inglês, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1969.

LARANJA MECÂNICA
Direção: Stanley Kubrick
Ano: 1971
Sinopse: Na Londres de um futuro não muito distante, o jovem Alex De Large e seus amigos (ou drugues, na linguagem Nadsat, criada por Burguess), Pete, Georgie e Dim, espancam um velho mendigo, enfrentam uma gang rival, provocam acidentes na estrada, assaltam e estupram casa de família. Certo dia, ao assaltar a mansão de uma criadora de gatos, Alex é traído pelos seus amigos e é capturado pela polícia. Acusado da morte de sua vítima de assalto, é condenado a 14 anos de prisão. Entretanto, na penitenciária, ele se oferece para ser cobaia do Tratamento Ludovico, que busca regenerar criminosos comuns através da eliminação do reflexo criminal. A Técnica Ludovico manipula o cérebro utilizando drogas e vídeos.

FERNÃO CAPELLO GAIVOTA
Direção: Hall Bartlett
Ano: 1973
Sinopse: Fernão Capelo Gaivota é uma ave quem não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre vôo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira, pautada no amor e na compreensão do outro.

CONRACK
Direção: Martin Ritt
Ano:1974
Sinopse: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

PAI PATRÃO
Direção: Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Ano: 1977
Sinopse: Baseado numa história real, este contundente drama mostra a trajetória de Gavino, um menino que é obrigado pelo pai, interpretado por Omero Antonutti, a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando das ovelhas na Sardenha, sul da Itália. Todas as suas tentativas de mudar de vida são frustradas pela ignorância e pela violência do patriarca. Com o tempo, o jovem Gavino, interpretado por Fabrizio Forte, descobre sua única saída: estudar. Ter a arma que seu pai não possui: a cultura.

O EXPRESSO DA MEIA-NOITE
Direção: Alan Parker
Ano: 1978
Sinopse: Conta a dolorosa história de Billy Hayes, um jovem turista americano condenado à prisão na Turquia por sua tentativa tola de contrabandear haxixe para fora do país. Transformado em exemplo por um sistema legal corrupto e vítima de uma diplomacia ineficaz, Hayes é sentenciado a 30 anos e precisa sobreviver à brutalidade impiedosa e à sua própria derrocada rumo à loucura para poder sobreviver e, com esperança, fugir. Um olhar inesquecível focalizando uma das mais perigosas prisões do mundo e a luta de um homem para voltar para casa.

O SUBSTITUTO
Direção: Richard Rush
Ano: 1980
Sinopse: Cameron, um fugitivo da polícia, acidentalmente causa a morte de um dublê durante as filmagens. Eli Cross, o Direção do filme, sabendo que ele precisa se esconder diz a polícia que ele é quem pensavam que tivesse morrido. Em troca exige que ele atue como dublê em cenas cada vez mais arriscadas, fazendo Cameron pensar na possibilidade de morrer durante as filmagens fazendo algo totalmente impossível.

A GUERRA DO FOGO
Direção: Jean-Jacques Annaud
Ano: 1981
Sinopse: O filme trata de dois grupos pré-históricos: um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo.

EXCALIBUR
Direção: John Boorman
Ano: 1981
Sinopse: Drama / Aventura / Fantasia. Retrata a Lenda do Rei Arthur.

A HISTÓRIA DE MARVA COLLINS
Direção: Peter Levin
Ano: 1981
Sinopse: Em 1975, uma professora que ensinava na região pobre de Chicago ficou desencantada com a escola pública. Convencida de que o fracasso dos alunos em aprender era resultado da burocracia e de educadores apáticos, ela se rebelou e desafiou o sistema. Essa professora é Marva Collins." Decidida a buscar padrões mais elevados, resgatou seu fundo de pensão e transformou o segundo andar de casa na Westside Preparatory School. Como primeiros alunos, teve seus três filhos e umas poucas crianças, recrutadas entre as consideradas incapazes pelo sistema escolar oficial. O marido, Clarence Collins, conseguiu carteiras para mobiliar a sala.

PIXOTE
Direção: Hector Babenco
Ano: 1981
Sinopse: Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua “educação”, pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinquentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.

UMA HISTÓRIA SEM FIM - NEVER ENDING STORY
Direção: Wolfgang Petersen
Ano: 1984
Sinopse: Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. A História Sem Fim segue os limites da imaginação. Você apreciará esta adorável aventura e descobrirá que A História Sem Fim é sua história.

ONDE SONHAM AS FORMIGAS VERDES
Direção: Werner Herzog
Ano: 1984
Sinopse: O filme se passa na Austrália e mostra um grupo de uma multinacional que pretende explorar o solo a procura de urânio. Mas o impasse maior é de convencer os aborígenes que lá vivem. A partir o que vemos é o choque de cultura, o raciocínio, o abismo enorme criado e a natural prepotência do homem branco. É um filme sobre as coisas pequenas e simples que vão além de qualquer ganância ou providência que o dinheiro pode tomar

CONQUISTA SANGRENTA
Direção: Paul Verhoeven
Ano: 1985
Sinopse: Guerra / Aventura. Retrata disputa territorial e guerras medievais.

O FEITIÇO DE ÁQUILA
Direção: Richard Donner
Ano: 1985
Sinopse: Aventura / Romance / Drama. Mostra lendas medievais, imaginário medieval.

JE VOUS SALUE MARIE
Direção: Jean-Luc Godard
Ano: 1985
Sinopse: Através de duas histórias paralelas e distintas, o renomado Direção Jean-Luc Godard, nos oferece sua versão para a concepção da Virgem. Um filme forte, polêmico e interrogativo. Nela, Maria (Myrien Roussel) é uma jovem estudante que joga basquete e trabalha no posto de gasolina de seu pai; José (Thierry Rode) é um jovem determinado que dirige um táxi pela cidade. Ao saber da gravidez de Maria, José a acusa de traição. Agora, o anjo Gabriel (Philippe Lacoste) tenta convencer José para que ele aceite essa gravidez, pois ambos terão que enfrentar essa gravidez e os planos divinos. Paralelamente a essa história, um professor em uma classe de ciências que estuda a origem da vida na Terra tem um caso com uma de suas alunas. Com sua maestria, Godard organiza as cenas das duas narrativas e nos mostra a difícil convivência entre o corpo e o espírito.

A HISTÓRIA OFICIAL - LA HISTORIA OFICIAL
Direção: Luis Puenzo
Ano: 1985
Sinopse: Buenos Aires. Professora de história desconfia que a menina que adotou seja filha de desaparecida política vítima de repressão militar. O filme argentino mais premiado em todos os tempos.

A MISSÃO
Direção: Roland Joffé
Ano: 1986
Sinopse: No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe , seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta. Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel, um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.

A FESTA DE BABET
Direção: Gabriel Axel
Ano: 1987
Sinopse: Dois adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette (Stéphane Audran) foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor. Seu banquete impressionou os convidados. Babette havia sido chef de cozinha francesa e trabalhado no chique Café Anglais.

O NOME DA ROSA
Direção: Jean Jacques Annaud
Ano: 1987
Sinopse: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.

MANDELA
Direção: Philip Saville
Ano: 1987
Sinopse: Produção televisiva que descreve a trajetória do líder negro Nelson Mandela, que desafiou a supremacia branca da África do Sul e foi levado à prisão, onde permaneceu por mais de 30 anos. Ao ser libertado, tornou-se o primeiro presidente negro da história do país.

GABY - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA
Direção: Luis Mandoki
Ano: 1987
Sinopse: Gabriela Brimmer nasceu com paralisia cerebral e só conseguia mexer seu pé esquerdo. Ela começou a usar esses movimentos para se comunicar e conseguiu se tornar uma reconhecida escritora e poetisa.

UM GRITO DE LIBERDADE
Direção: Richard Attenborough
Ano: 1987
Sinopse: A história de uma amizade memorável entre dois homens inesquecíveis. A tensão e o terror da atualidade da África do Sul é poderosamente retratada neste emocionante filme realizado por Richard Attenborough, que nos conta a história de um ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e de um editor liberal de um jornal branco que arrisca a sua própria vida para divulgar ao Mundo a mensagem de Biko. Depois de ter conhecimento dos verdadeiros horrores do Apartheid, através das descrições de Biko, o editor Donald Woods (Kevin Kline) descobre que o seu amigo foi silenciado pela polícia. Determinado a fazer ouvir a mensagem de Biko, Woods embarca numa perigosa aventura para escapar da África do Sul e divulgar ao mundo a impressionante história de coragem de Biko. A fascinante história mostra as facetas da humanidade nas suas vertentes mais terríveis e mais heróicas.

ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?
Direção: Abbas Kiarostami
Ano: 1987
Sinopse: Ao chegar em casa, o menino Ahmad descobre que, por engano, levou consigo o cadernode um amigo. Como o professor exige que cada um faça o dever de casa em seupróprio caderno, Ahmad parte para a aldeia vizinha, a fim de tentarencontrar o colega, que ele não sabe onde mora.

EM NOME DE DEUS
Direção: Clive Donner
Ano: 1988
Sinopse: No século XII, Abelard (Derek De Lint), um respeitado filósofo e professor em Paris, é contratado para ser o tutor da bela e inteligente Heloise (Kim Thomson). Rapidamente eles se apaixonam, mas precisam manter seu relacionamento escondido de todos porque Abelard está comprometido com o celibato.

PELLE, O CONQUISTADOR

Direção: Bille August

Ano: 1988
Sinopse: Final do Século XIX. Um navio cheio de imigrantes suecos chega à ilha dinamarquesa de Bornholm. Entre os imigrantes estão Pelle (Pelle Hvenegaard) e seu pai Lasse (Max von Sydow), que dependem um do outro par sobreviver. Lasse, um velho viúvo com poucas chances de conseguir um bom emprego, em seu novo lar, uma fazenda na Dinamarca é forçado a trabalhar sob condições de camponeses, patrões e mulheres infelizes. Enquanto o jovem Pelle aprende a falar o dinamarquês e assiste as terríveis humilhações que sofre seu pobre pai, começa a perceber sua necessidade em ser independente. Ele precisa crescer mesmo antes de atingir a puberdade para não enfrentar o mesmo triste destino de sue pai. Mas, nenhum deles quer desistir de seu sonhos, e lutam para encontrar uma vida melhor do que aquela que deixaram na Suécia.

O PREÇO DO DESAFIO
Direção: Ramón Menéndez
Ano: 1988
Sinopse: A história real do professor de matemática Jaime Escalante, cuja experiência didática em meio a delinqüentes de uma escola de Los Angeles, terminou nos tribunais e gerou desconfianças de racismo. Com um método que fugia do convencional ele conseguiu, em 1982, que dezoito de seus alunos fossem aprovados numa difícil prova de especialização em cálculos. Acusados de fraude devido à semelhança das respostas, os alunos decidem aceitar o desafio e provar à justiça sua inocência.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Direção: Peter Weir
Ano: 1989
Sinopse: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

MEU MESTRE MINHA VIDA
Direção:John Avildsen
Ano: 1989
Sinopse: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de Direção na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

ILHA DAS FLORES
Direção: Jorge Furtado
Ano: 1989
Sinopse: Considerado um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica, através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe média não consome e banquete para os necessitados.

O HOMEM SEM FACE
Direção: Peter Weir
Ano: 1989
Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

ALÉM DA ETERNIDADE
Direção: Steven Spielberg
Ano: 1989
Sinopse: Pete Sandich (Richard Dreyfuss) é um heróico piloto apaixonado pelo perigo de combater o fogo. Contudo, Dorinda (Holly Hunter), a mulher que ele ama, e Al (John Goodman), o melhor amigo de Pete, sabem que os heróis não podem correr risco para sempre. Após sacrificar-se para salvar Al, o destemido piloto enfrenta sua missão mais desafiadora: ajudar Dorinda a levar sua vida adiante. A fotografia de tirar o fôlego e as impressionantes coreografias aéreas tornam ainda mais emocionante esta aventura co-estrelada por Brad Johnson, com a participação especial de Audrey Hepburn.

PONTO DE MUTAÇÃO
Direção: Bernt Amadeus Capra
Ano: 1990
Sinopse: O filme reflete sobre a sociedade contemporânea a partir de um paradigma holístico de ciência e de espírito. Na belíssima cidade medieval de Saint Michel, na França, uma física afastada do trabalho devido a conflitos éticos; um candidato à presidência dos EUA derrotado nas eleições e um poeta que acabou de viver uma decepção amorosa se encontram e conversam sobre ecologia, guerra, políticas e filosofias alternativas para o século XXI.

AMERÍNDIA
Direção: Konrado Berning
Ano: 1990
Sinopse: Documentário sobre a história da evangelização da América indígena. Imagens inéditas dos povos do Xingu.

UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA
Direção: Ivan Reitman
Ano: 1990
Sinopse: John Kimble (Arnold Schwarzenegger) e Phoebe O'Hara (Pamela Reed), sua nova parceira para ajudá-lo neste caso, persegue Cullen Crisp (Richard Tyson), um conhecido traficante de drogas que sempre é apoiado por Eleanor Crisp (Carroll Baker), sua maquiavélica mãe. John descobre que Cullen procura Rachel Crisp, sua ex-esposa, e Cullen Crisp Jr., o filho deles. Kimble planeja pegá-lo quando Cullen achar Rachel, que se acredita que tenha três milhões de dólares provenientes da venda de drogas. John e Phoebe seguem a pista até Astoria, Oregon, onde acreditam que o filho de Cullen esteja em um jardim de infância. Embora a criança e a mãe tenham mudado os nomes, John espera encontrar algumas pistas. Por coincidência, Phoebe era um professora e as normas escolares permitem que ela ensine em uma classe de jardim de infância, mas Phoebe tem intoxicação alimentar (come sempre e ainda é noiva de um chef), assim John é forçado a ensinar crianças de seis anos. Kimble tenta descobrir qual das várias mães pode ser a ex-esposa de Cullen e paralelamente se apaixona por Joyce Palmieri (Penelope Ann Miller), uma das professoras, mas esta situação logo acabará, pois Cullen foi solto e em breve estará em Astoria para pegar o filho e matar Rachel, a única pessoa que pode testemunhar contra ele.

O POÇO E O PÊNDULO
Direção: Stuart Gordon
Ano: 1991
Sinopse: Adaptação infiel do conto clássico de Edgar Allan Poe. É o tempo da Inquisição Espanhola. Maria não gosta do que está acontecendo. Quando ela protesta, ela é presa e acusada de ser uma bruxa. Torquemada tem planos para ela! Ele ordena que ela seja torturada e o marido quer libertá-la.

HÁBITO NEGRO
Direção: Bruce Beresford
Ano: 1991
Sinopse: História do padre jesuíta La Forgue (Lothaire Bluteau). Sua jornada através dos caminhos selvagens e gelados do Canadá, em 1634, e sua ajuda aos índios Algonquian que se envolveram inteiramente com um estranho e destrutivo homem que eles chamam de Black Robe.

MENTES QUE BRILHAM
Direção: Jodie Foster
Ano: 1991
Sinopse: Quando Fred tinha um ano de idade ele já sabia ler. Quando tinha quatro anos já sabia escrever poesia. Hoje, aos sete anos, ele pinta quadros e resolve problemas de matemática como um mestre. Isolado por sua incrível inteligência e sensibilidade, Fred está dividido entre os dois mundos que o rodeiam. O mundo descomplicado e emocional de sua dedicada mãe Dede. E o mundo intelectual e intenso da professora e ex-menina prodígio, Jane. Confuso mas determinado, Fred tenta de todos os modos fazer amigos e encontrar um lugar para si mesmo entre sua mãe e sua mentora.

O JARRO
Direção: Ebrahim Foruzesh
Ano: 1992
Sinopse: Em meio ao deserto iraniano, numa escola, o único jarro que serve de recipiente para os alunos beberem água racha fazendo com que passem sede e tenham que fazer uma longa caminhada até um rio para se refrescarem. O jarro trincado cria um conflito ideológico mesmo na pobreza latente em meio ao clima árido. Na escola, além da falta de água, não há lápis para os alunos escreverem, não tem energia elétrica e a comida é escassa para toda a comunidade. O pai de um aluno é capaz de consertar o jarro, mas resiste em ajudar alegando que, se deixar de trabalhar para ir à escola consertar o jarro, não conseguirá levar comida para sua família no fim do dia. Depois de muita discussão, o homem decide consertar o jarro e pede que o professor consiga ovos e cinza para fazer uma massa e poder tapar a rachadura. Então, outro conflito se forma na comunidade. Como um ovo chega a ser a refeição de uma família, muitos pais acham um absurdo desperdiçar sua alimentação para consertar um jarro. Quando uma das mães, inconformada com a situação, decide tomar a iniciativa para ajudar é logo repreendida pelo machismo iraniano. Sua atitude de sair pedindo dinheiro com as crianças é interpretada como desafio aos homens da comunidade que debocham dela.

MUDANÇA DE HÁBITO
Direção: Emile Ardolino
Ano: 1992
Sinopse: Para escapar de perigosos criminosos, uma irreverente cantora da noite é obrigada a se esconder no último lugar onde ela sonhara entrar algum: um calmo e silencioso convento. Seu jeito divertido conquista a admiração do grupo de freiras. E, de quebra, consegue tornar o desafinado coral de religiosas em um coro cheio de ritmo, balanço e sentimento. Mas a crescente fama do grupo representa um grande risco. É com toda essa irreverência que você vai se divertir como nunca e relembrar grandes sucessos musicais da década de 60, neste filme que foi um grande sucesso nos cinemas.

O ÓLEO DE LORENZO
Direção: George Miller
Ano: 1992
Sinopse: Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

PERFUME DE MULHER
Direção: Martin Brest
Ano:1993
Sinopse: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

SARAFINA - O SOM DA LIBERDADE
Direção: Darrel Roodt
Ano: 1993
Sinopse: Na África do Sul, extraordinária professora ensina seus jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial, essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta na forma de uma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca. Baseado na peça de Mbongeni Ngema.

A LISTA DE SCHINDLER
Direção: Steven Spielberg
Ano: 1993
Sinopse: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

O PIANO
Direção: Jane Campion
Ano: 1993
Sinopse: Na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava há pouco tempo sendo colonizada, para lá se muda Ada McGrath, um mulher que quando tinha seis anos de idade resolveu parar de falar. Ela vai na companhia de sua filha, Flora. O motivo de ter ido para lá é que Ada se casou com Stewart em um casamento arranjado, já que ela nem conhecia seu noivo. Ada imediatamente antipatiza com Stewart quando ele se recusa a transportar seu amado piano. Stewart negocia o instrumento e o passa para George Baines, um administrador da região. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento, que Ada daria para ele. Mas estas "aulas" se tornam encontros sexuais cada vez mais intensos, onde Baines pagava Ada com uma ou mais teclas do piano, sendo que o pagamento estava relacionado à intensidade de intimidade proporcionada. Porém, logo esta situação sai do controle, gerando trágicas conseqüências.

EM NOME DO PAI
Direção: Jim Sheridan
Ano: 1993
Sinopse: O vencedor do OSCAR Daniel Day-Lewis tem uma atuação impressionante neste emocionante drama sobre a luta de um homem durante quinze anos e o seu triunfo contra terrível injustiça. A vencedora do OSCAR Emma Thompson co-estrelam neste filme envolvente que o jornal Los Angeles Times chamou de "O fugitivo com alta carga política" EM NOME DO PAI conta a historia verdadeira de Gerry. Um pequeno delinqüente nos difíceis anos 70 em Belfest, o maior interesse de Gerry era beber e cair na farra, para desgosto de seu frágil pai Giuseppe (Pete Postlethwaite). Quando Gerry irrita o Ira, seu pai manda-o para a Inglaterra, colocando-o no lugar errado na hora errada. Inocente, mas forçado a confessar um selvagem atentado a bomba, ele é sentenciado à prisão perpetua como um dos "quatro Guildford". Gerry lentamente aprende que aparente fragilizado do pai esconde uma enorme força interior e sabedoria. Trabalhando com uma incansável e dedicada advogada (Thompson), Gerry determina-se a provar sua inocência, limpar o nome do pai e expor a verdade por trás de um dos mais vergonhosos acontecimentos legais da história recente.

FILADÉLFIA
Direção: Jonathan Demme
Ano: 1993
Sinopse: Saudado como um marco do cinema, de profunda emoção e atuações excepcionais, Filadélfia é estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington como dois advogados competentes que juntam forças para processar uma prestigiada firma de advocacia por discriminação da doença. E, alimentados por sua improvável mas crescente amizade, eles superam com coragem o preconceito e a corrupção de seus poderosos adversários.

MADADAYO
Direção: Akira Kurosawa
Ano: 1993
Sinopse: O filme segue as duas últimas décadas da vida de Hyakken Uchida, escritor e professor que se aposenta nos anos da guerra, no início dos anos 40. Seus alunos o veneram e fazem, todos os anos, um ritual de aniversário chamado Mahda-daí? (Você está pronto?) para que Uchida beba um grande copo de cerveja e responda Madadayo! (Ainda não!), reconhecendo que a morte está próxima, mas que a vida continua.

FOREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS
Direção: Robert Zemeckis
Ano: 1994
Sinopse: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conhecem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.

COM MÉRITO
Direção: Aleck Keshishian
Ano: 1994
Sinopse: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

LENDAS DA PAIXÃO
Direção: Edward Zwick
Ano: 1994
Sinopse: Três irmãos, três destinos. Alfred (Aidan Quinn) é o reservado, o caçula Samuel (Henry Thomas) é o protegido, e o do meio, Tristan (Brad Pitt), aprendeu com os índios a ter um espírito aventureiro. Ao trazer de volta para o rancho do pai (Anthony Hopkins) uma bela jovem (Julia Ormond), Samuel inicia um conflito de paixões que pode terminar em tragédia para sua família.

NELL
Direção: Michael Apted
Ano: 1994
Sinopse: Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe eremita, mas o médico (Liam Neeson) que a encontra após a morte da mãe constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.

UM SONHO DE LIBERDADE
Direção: Frank Darabont
Ano: 1994
Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

MINHA AMADA IMORTAL
Direção: Bernard Rose
Ano: 1994
Sinopse: Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a "Amada Imortal", sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.

A RAINHA MARGOT
Ano: 1994
Direção: Patrice Chéreau
Sinopse: Biografia / Histórico / Drama / Romance. Retrata conflitos religiosos na Idade Média.

A GUERRA DOS BOTÕES - LA GUERRE DES BOUTONS
Direção: John Roberts
Ano: 1994
Sinopse: Rivalidade entre duas famílias irlandesas culmina em confrontos entre as crianças. Na "guerra" dos garotos, o vencedor leva os botões do adversário como troféu. Baseado no livro homônimo de Louis Pergaud e no filme de Yves Robert.

O CARTEIRO E O POETA
Direção: Michael Radford
Ano: 1994
Sinopse: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabetoé contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

LANCELOT, O PRIMEIRO CAVALHEIRO
Direção: Jerry Zucker
Ano: 1995
Sinopse: A história do rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda é o pano de fundo para o romance entre a rainha Guinevere e Lancelot, o melhor amigo do monarca e também seu mais habilidoso guarda.

CARLOTA JOAQUINA
Direção: Carla Camurati
Ano: 1995
Sinopse: Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

MR. HOLLAND: ADORÁVEL PROFESSOR
Direção: Stephen Herek
Ano: 1995
Sinopse: Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

O BALÃO BRANCO
Direção: Jafar Panahi
Ano: 1995
Sinopse: Na véspera do Ano Novo iraniano, a menina Razieh sonha em comprar um peixinho dourado. Depois de implorar muito, consegue convencer a mãe a lhe dar o dinheiro. Porém, acaba perdendo a quantia no percurso até a loja, e o que seria uma simples compra torna-se uma viagem repleta de obstáculos.

MENTES PERIGOSAS
Direção: John N. Smith
Ano: 1995
Sinopse: Oficial da marinha (Michelle Pfeiffer) abandona carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeles que tem pela frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos na caserna.

EPIDEMIA
Direção: Wolfgang Petersen
Ano: 1995
Sinopse: África. Um vírus desconhecido extermina a população e os animais de uma pequena tribo. Convocados, o Dr. Sam Daniels e sua equipe estão frente a frente com uma nova e perigosa doença. Nos Estados Unidos, um macaco, portador do vírus, é contrabandeado para a pequena cidade de Cedar Creek e contamina o jovem Jimbo (Patrick Dempsey). Em pouco tempo, a doença começa a mostrar sinais de que está se espalhando a uma velocidade assustadora. Ao lado de sua ex-mulher, Dra. Robby Keough (Rene Russo), Daniels luta contra o tempo para descobrir um antídoto, enfrentando a resistência do General Billy Ford (Morgan Freeman) e as tropas armadas de McClintock (Donald Sutherland), que invadem a cidade para esconder um terrível segredo militar.

O ESPELHO TEM DUAS FACES
Direção: Barbra Streisand
Ano: 1996
Sinopse: Dois professores da Columbia University sentem-se solitários, pois não conseguiram se envolver com quem eles queriam. Ele, Gregory Larkin (Jeff Bridges), é um professor de matemática extremamente introvertido e que ainda idolatra Candy (Elle Macpherson), a antiga namorada que o trocou por outro. Ela, Rose Morgan (Barbra Streisand), é uma professora de literatura muito comunicativa, que viu sua grande paixão, Alex (Pierce Brosnan), se casar com Claire (Mimi Rogers), sua irmã. Ao ver o anúncio de Gregory em um correio sentimental, ela decide responder como se fosse apenas Rose, já que ambos pertencem a mesma universidade. Após alguns encontros totalmente platônicos Gregory pede Rose em casamento, mas decidem ter um união baseada apenas nas suas preferências intelectuais e totalmente desprovida de sexo. No início ela consegue suportar tal situação, mas com o tempo a relação entra em crise e ela decide se produzir, para conquistar realmente seu marido e ter um casamento de fato e não apenas de direito.

MATILDA
Direção: Danny DeVito
Ano: 1996
Sinopse: Matilda é uma garota super inteligente e esperta, quase uma gênia, cheia de apetite por conhecimento. Seus pais, porém, não querem saber dessas belas qualidades da garota, mandando-a para uma escola dirigida por uma cruel e autoritária Direção. Seu único refúgio naquele lugar é a professora Honey, que entende a genialidade da garota e a ajudará o quanto for possível.

O MENTIROSO
Direção: Tom Shadyac
Ano: 1996
Sinopse: Fletcher Reede, um advogado, se vê em uma situação delicada quando Max Reede, seu filho, ao soprar as velas do bolo pede que seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de falar qualquer tipo de mentira, mas se as pessoas falam uma mentira ou outra, para um advogado mentir faz parte do cotidiano. Fletcher não entende o que está acontecendo e se envolve em várias confusões, principalmente quando precisa defender no tribunal uma mulher traidora que tem que se passar por santa para tirar os bens do rico marido.

AO MESTRE COM CARINHO 2
Direção: Peter Bogdanovich
Ano: 1996
Sinopse: Depois de lecionar durante 30 anos em Londres, Mark Thackeray (Sidney Poitier) se aposenta e volta para Chicago. Lá, o desafio de ensinar garotos em uma escola pequena mostra que ele não deve abrir mão de sua profissão.

OLHOS AZUIS
Direção: Bertram Verhaag e Jane Elliott
Ano: 1996
Sinopse: O Filme aborda a questão da Discriminação Racial.

GÊNIO INDOMÁVEL
Direção: Gus Van Sant
Ano: 1997
Sinopse: Drama. Um garoto dotado de grande inteligência, mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean Mc Guire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o difícil temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

O CONTATO
Direção: Robert Zemeckis
Ano: 1997
Sinopse: Desde menina, Ellie (Jodie Foster) buscou indícios de outras vidas no universo. Quando recebe uma mensagem com uma máquina capaz de levar um ser humano e fazer contato com extraterrestres, reinvidica o direito de ser escolhida para a missão.

OS FILHOS DO PARAÍSO
Direção: Majid Majidi
Ano: 1997
Sinopse: Ali é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra. Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

GATTACA
Direção: Andrew Niccol
Ano: 1997
Sinopse: Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.

A VIDA É BELA
Direção: Roberto Benigni
Ano: 1997
Sinopse: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

AMISTAD
Direção: Steven Spielberg
Ano: 1997
Sinopse: Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se veem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

MINHA VIDA EM COR-DE-ROSA
Direção: Alain Berliner
Ano: 1997
Sinopse: Menino bastante retraído decide se vestir apenas como menina, causando um grande furor na pequena cidade onde mora. Sua família deve então viver com a possibilidade de que ele seja gay e deve superar todos os transtornos que a situação gera.

NÓ NA GARGANTA
Direção: Neil Jordan
Ano: 1997
Sinopse: A vida numa pequena comunidade rural irlandesa, nos anos 60, vista pelos olhos de Francie, menino de 12 anos. Em meio às brincadeiras com o amigo Joe e a conturbada vida familiar junto a seu pai alcoólatra e à mãe, que lentamente perde a razão, o garoto busca a redenção em fantasias espirituais.

O APRENDIZ
Direção: Bryan Singer
Ano: 1998
Sinopse: Ian McKellen e Brad Renfro estrelam este ótimo drama sobre um valoroso estudante de dezesseis anos que reconhece no velhinho que mora em sua cidade como um nazista procurado. Obrigado a revelar segredos do passado sobre o campo de concentração e ganhar o silêncio do rapaz, o fugitivo alemão prepara um sinistro plano para implicar o adolescente num perigoso jogo psicológico.

PATCH ADAMS: O AMOR É CONTAGIOSO
Direção: Tom Shadyac
Ano: 1998
Sinopse: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

A MAÇÃ
Direção: Samira Makhmalbaf
Ano: 1998
Sinopse: O filme conta a história de duas irmãs gêmeas que viviam isoladas dentro de casa (a porta tinha até uma grade com cadeados) e eram proibidas de sair na rua. O pai, um velho desempregado, superprotegia as filhas e ainda tinha que cuidar da esposa, que era deficiente visual. Esta, era bastante rígida, e durante o filme, transparece uma imagem de pessoa má, pelo modo que criava suas filhas.

KIRIKU E A FEITICEIRA
Direção: Michel Ocelot
Ano: 1998
Sinopse: Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

PEQUENO MILAGRE
Direção: Mark Steven Johnson
Ano: 1998
Sinopse: Uma aventura encantadora e divertida aclamada por toda crítica, Pequeno Milagre apresenta espetaculares performances dos astros Ashley Judd e Oliver Platt num elenco extraordinário! Mesmo sendo o menor garoto da cidade, Simom Birch sabe que nasceu para realizar algo muito grande! Ele vive numa busca constante para descobrir o seu destino, mas só encontra confusões! Enquanto isso, o melhor amigo de Simon, o fiel Joe (Joseph Mazzello está procurando saber quem é seu pai, um segredo que sua linda mãe (Judd) guardou a vida inteira e nunca contou a ninguém. Os dois juntos dividem aventuras hilariantes e algumas vezes trágicas e, enfrentando altos e baixos, a amizade destes dois garotos vai se transformar numa ligação forte e eterna.

UMA OUTRA HISTÓRIA AMERICANA
Direção: Tony Kaye
Ano: 1998
Sinopse: Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele preso pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão, e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.

ENJAULADOS
Direção: Andy Anderson
Ano: 1998
Sinopse: Walmsley, é um professor substituto encarregado de dar aulas para um grupo de adolescentes desajustados totalmente fora de controle. A escola não tem dinheiro, os professores se preocupam apenas em sobreviver e compromissos ilegais impedem qualquer mudança radical. A todo momento ele é insultado e atacado pelos alunos. Cansado de enfrentar tanta humilhação, ele resolve contra atacar. Sequestra seus alunos e, em um lugar distante, os prende nus em uma jaula eletrificada para uma nova e dura reeducação. Agora, eles terão que aprender... por bem ou por mal!

AMÉRICA PROIBIDA
Direção: Tony Kaye
Ano: 1998
Sinopse: Depois de uma vida dedicada à violência, um homem vai ter que lutar contra os seus ideais para não colocar em perigo os seus laços. Danny Vinyard é um adolescente influenciado pelo irmão mais velho, Derek, um skinhead repleto de ódio por todos os que são diferentes de si. A aversão a outras raças dispara com a morte do pai. Ele inicia uma viagem ao mundo da violência que o vai levar à prisão. Nesse período de solidão Derek apercebe-se que pode ser um homem diferente. A sua única incerteza é se vai ser capaz de ajudar o seu irmão.

NENHUM A MENOS
Direção: Yimou Zhang
Ano: 1999
Sinopse: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

EM LUTA PELO AMOR
Direção: Mashall Herskovitz
Ano:1999
Sinopse: Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.

A EDUCAÇÃO DE PEQUENA ÁRVORE
Direção: Richard Friedenberg
Ano: 1999
Sinopse: É a história de um menino que está crescendo e, como qualquer ser humano, procura seu lugar no mundo. Mas crescer, em qualquer época e sob qualquer circunstância, dói. Para Pequena Árvore, um menino cherokee - tribo índia dos Estados Unidos - de oito anos, essa tarefa não será nada fácil. Sua vida numa árida cidade mineradora, durante a Depressão americana - na década de 30 -, oferece-lhe poucos prazeres. Depois de perder os pais, ele vai morar com seus avós paternos numa floresta do Tennessee. Num ambiente mais carinhoso, ele reconhece, pela primeira vez, a beleza da natureza e a sabedoria da vida cherokee. A educação de Pequena Árvore está prestes a começar já que o futuro será recheado de descobertas e sofrimento.

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS
Direção: José Luis Cuerda
Ano:1999
Sinopse: O mundo de Mocho vivia em paz até o início da Guerra Civil Espanhola. É seu primeiro ano na escola, ele gosta do professor e encontra um novo amigo, Roque. Em uma viagem com a banda de seu irmão, Mocho descobre o que acontece em seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.

QUANDO TUDO COMEÇA
Direção: Bertrand Tavernier
Ano: 1999
Sinopse: Daniel Lefebvre (Philippe Torreton) é professor numa pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma alta taxa de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas da comunidade, mas é impossível para Daniel ignorar a miséria, a indiferença do governo e os sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam. Quando uma mãe aparece tão bêbada que acha melhor não levar os filhos pra casa, Daniel entra em contato com assistentes sociais, é ignorado e decide levar as duas crianças para sua casa. Ele então começa uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais. Menção Especial do Júri no Festival de Berlim de 1999.

O CÉU DE OUTUBRO
Direção: Joe Johnston
Ano: 1999
Sinopse: No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

MENINOS NÃO CHORAM
Direção: Kimberly Peirce
Ano: 1999
Sinopse: Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.

O MUNDO DE SOFIA
Direção: Erik Gustavson
Ano: 1999
Sinopse: A Versátil apresenta a versão integral em DVD duplo de O Mundo de Sofia, minissérie baseada no best-seller internacional de Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à história da Filosofia, recomendada a todos que têm paixão pelo conhecimento.

PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO
Direção: Martyn Burke
Ano: 1999
Sinopse: Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas ideias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução.

O HOMEM BICENTENÁRIO
Direção: Chris Columbus
Ano: 1999
Sinopse: Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai aprensentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.

A LENDA DE 1900
Direção: Giuseppe Tornatore
Ano: 1999
Sinopse: Um garoto nasce em pleno alto-mar, ganhando o nome do ano em que nasceu: 1900. A criança cresce num mundo encantado de fortes ventos tempestuosos e cobertas balançando, conhecendo toda a existência disponível a seu toque nos confins do transatlântico em que nasceu. Já crescido, seu talento natural no piano chama a atenção da lenda do jazz Jelly Roll Morton, que sobe a bordo para desafiar 1900 para um duelo. Indiferente com sua súbita notoriedade, 1900 mantém uma fixação pelo mar, sendo sempre seduzido pelos sons do oceano.

JOANA D’ARC
Ano: 1999
Direção: Luc Besson
Sinopse: Biografia / guerra: Retrata Guerras e revoluções.

CHIQUINHA GONZAGA
Direção: Jayme Monjardim
Ano: 1999
Sinopse: A vida da compositora Chiquinha Gonzaga, que escandilizou a sociedade carioca de sua época com seus ideais libertários e com a popularização do samba como música genuinamente brasileira.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
Direção: Liliana Sulzbach
Ano: 2000
Sinopse: Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.

ANA E O REI
Direção: Andy Tennant
Ano: 2000
Sinopse: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.

DUELO DE TITÃS
Direção: Boaz Yakin
Ano: 2000
Sinopse: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

MÚSICA DO CORAÇÃO
Direção: Wes Craven
Ano: 2000
Sinopse: Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar as crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento.

QUADROS NEGROS
Direção: Samira Makhmalbaf
Ano: 2000
Sinopse: Em busca de estudantes e de pessoas interessadas em aprender a ler e a escrever, um grupo de professores vaga por uma região de extremo perigo na fronteira do Irã com o Iraque.

A CORRENTE DO BEM
Direção: Mimi Leder
Ano: 2000
Sinopse: Drama/Romance. Eugene Simonet, um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney, um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene, a encontrar um novo sentido em sua vida.

HOMENS DE HONRA
Direção: George Tillman Jr.
Ano: 2000
Sinopse: Carl Brashear, interpretado por Cuba Gooding Jr., não deixa nada atrapalhar o seu caminho. Filho de um agricultor de Kentucky, Carl deixa a casa dos pais em busca de uma vida melhor. "Nunca desista... seja o melhor!" Essas foram as palavras de despedida de seu pai, e Carl leva estas palavras dentro do coração. Ingressa na Marinha e deseja tornar-se mergulhador de elite da divisão de buscas e resgates. Billy Sunday (Robert De Niro), oficial da marinha e seu instrutor de treinamento, não quer saber de Carl e nem de suas ambições. Submete-se às piores provas de resistência na tentativa de fazê-lo fracassar e desistir. Com a convivência, nasce um respeito mútuo que os levará a lutar juntos para defenderem a honra e protegerem suas vidas. Estrelado pelos atores ganhadores do Oscar, Cuba Gooding Jr. e Robert De Niro, Homens de Honra é uma história inspirada no espírito humano e na determinação de um homem.

ENCONTRANDO FORRESTER
Direção: Gus Van Sant
Ano: 2000
Sinopse: Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.

28 DIAS
Direção: Betty Thomas
Ano: 2000
Sinopse: Sandra Bullock é Gwen Cummings, uma escritora nova-iorquina que, junto com o namorado Jasper, vive uma rotina que se resume ao mundo das badalações. Até que, na cerimônia de casamento de sua irmã Lily, Gwen se embriaga e causa um acidente dirigindo a limusine dos noivos. Em função disso, um tribunal a condena a passar 28 dias num centro de reabilitação para viciados.

CHEATERS – A GRANDE FARSA
Direção: John Stockwell
Ano: 2000
Sinopse: O Dr. Gerard, um carismático professor de língua Inglesa (Jeff Daniels) aceita o desafio de superar a medíocre classificação que a escola Steinmetz sempre tem registado, na competição Acadêmica anual. Ajudado por Jolie Fitch (Jena Malone), Plecki consegue reunir uma boa equipa que chega à final, onde tem de concorrer com os eternos favoritos. A nova escola Whitney, frequentada pela alta classe social de Chicago e ganhadora nos últimos 9 anos, parece um obstáculo difícil de superar. Quando o desânimo começa a estender-se entre os alunos, um deles encontra a solução: roubar os exames e estudá-las antes do dia decisivo. Um crime de burla está prestes a acontecer na faculdade. Será que vão ser apanhados, ou conseguirão levar em frente a sua ousadia? Um filme realista e sensacional!

O AUTO DA COMPADECIDA
Direção: Guel Arraes
Ano: 2000
Sinopse: Grilo é o nordestino sabido e esperto que luta pelo pão de cada dia. Ele vive várias aventuras, provocando muitas confusões e enganando aos ricos e poderosos. Ao seu lado está Chicó, companheiro de aventuras e estrada. Com ótima direção de Guel Arraes e a exuberante fotografia de Felix Monti (O Quatrilho), esta deliciosa comédia vai conquistar o público de todas as idades.

DUELO DE TITÃS
Direção: Boaz Yakin
Ano: 2000
Sinopse: Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titãs. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

OS CONTOS PROIBIDOS DE MARQUÊS DE SADE
Direção: Philip Kaufman
Ano: 2000
Sinopse: Marquês de Sade, que vive em um asilo, começa a receber ajuda de um médico especializado. O especialista só não imagina que o tratamento está fazendo efeito contrário.

ENTRE QUATRO PAREDES
Direção: Todd Field
Ano: 2001
Sinopse: Maine, Nova Inglaterra. Frank Fowler (Nick Stahl) é um amável jovem que se formou recentemente na escola secundária e está passando o verão trabalhando como pescador de lagosta, antes de ir para a faculdade no outono. Ele está envolvido com Natalie Strout (Marisa Tomei), uma mulher atraente que é dez anos mais velha e está separada do seu marido, Richard Strout (William Mapother). Entretanto, o divórcio não foi ainda formalmente concluído. Os pais de Frank, Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico, e Ruth Fowler (Sissy Spacek), uma professora de música que comanda um coral, desejam o melhor para o único filho deles e vêem com uma certa apreensão Frank viver um romance que não poderá continuar em alguns meses. Mas Matt confia em Frank e o deixa tomar suas decisões, mas Ruth demonstra de forma discreta mais firme as suas objeções. Paralelamente Richard ainda espera ter Natalie de volta e não aceita de forma nenhuma ela estar envolvida com Frank, sendo que logo algo trágico irá acontecer, que afetará os Fowler para sempre.

DIA DE TREINAMENTO
Direção: Antoine Fuqua
Ano: 2001
Sinopse: O sonho de Jake Hoyt (Ethan Hawke), um jovem policial de Los Angeles, era entrar na equipe de narcóticos da polícia local. Mas quando ele finalmente consegue este posto recebe como oficial de treinamento e parceiro Alonzo Harris (Denzel Washington), um policial veterano e corrupto. Com o passar do dia o jovem policial é exposto a todo tipo de corrupção existente, é obrigado a usar crack e é ainda acusado de assassinato. Todos estes acontecimentos são orquestrados por Alonzo a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro até a meia-noite.

GUERREIROS DA JUSTIÇA
Direção: Joshua Sinclair
Ano: 2001
Sinopse: Mundo Prentice (David Hasselhoff) é um negociante de escravos que descobre uma nova passageira em seu navio. Ela é a bela Katherine (Karen Allen), uma jovem que está indo para a África para tentar encontrar seu pai, um oficial britânico sumido há dois anos, que ficou no continente após ser capturado por Shaka o rei da tribo Zulu. Ao chegaram lá, Mungo descobre que os escravos transportados são da tribo de Shaka. Usando de sua malandragem e de suas habilidades de líder Zulu, ele estimula os escravos a se rebelarem e aproveita para capturar Katherine e fugir com ela para o interior da África, culminado assim em uma guerra sangrenta entre os brancos e o povo Zulu.

AI – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Direção: Steven Spielberg
Ano: 2001
Sinopse: Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

O ÚLTIMO CASTELO
Direção: Rod Lurie
Ano: 2001
Sinopse: Um condecorado general do exército americano é injustamente condenado a passar o resto da sua vida numa prisão militar de segurança máxima. Aí, usa todo o seu poder de liderança para organizar um exército de mais de 1200 presidiários contra o corrupto diretor da prisão.

AS BRUMAS DE AVALON
Ano: 2001
Direção: Uli Edel
Sinopse: Drama / Fantasia. A lenda do rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda é contada sob uma nova visão neste filme adaptado do best seller homônimo de Marion Zimmer Bradley que causou estrondo ao ser lançado, na década de 80, por tratar de ocultismo e abordar a bruxaria.

ÁTILA, HUNO E MONGOL
Direção: Dick Lowry
Ano: 2001
Sinopse: A história gira em torno de Átila e conta como foi a sua caminhada para tornar-se um dos maiores líderes da história. Com seus pais mortos no início do filme, ele é criado pelo seu tio, que já tem um sucessor para o trono. Como guerreiro, conseguiu impor medo até na gigante Roma, que com sua crueldade e esperteza vai tentar de tudo para não ser atacada pelos exércitos do guerreiro principal.

UMA MENTE BRILHANTE
Direção: Ron Howard
Ano: 2001
Sinopse: Drama. Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

LEGALMENTE LOIRA
Direção: Robert Luketic
Ano: 2001
Sinopse: A loira Elle Woods levou um fora do namorado, Warner Huntington III, um garoto de família aristocrata que está indo estudar direito em Harvard. O motivo: ela é “loira” demais. Elle decide provar que não tem apenas beleza e se inscreve na mesma universidade, mesmo que isso signifique perder todo o conforto de sua vida fútil. Agora ela tem que lutar e se virar, ao mesmo tempo em que tenta reconquistar seu amado. E está decidida a provar, em nome de todas as loiras, que também é capaz de ser uma boa advogada.

ABRIL DESPEDAÇADO
Direção: Walter Salles
Ano: 2001
Sinopse: Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da traição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho...

O CLUBE DO IMPERADOR
Direção: Michael Hoffman
Ano: 2002
Sinopse: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

ETRE ET AVOIR - SER E TER
Direção: Nicolas Philibert
Ano: 2002
Sinopse: O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal, acompanhando-as em sua transição do universo familiar para um ambiente no qual é levado em conta sua individualidade sem pressupostos.

MENTES BRILHANTES
Direção: André Ferreira
Ano: 2002
Sinopse: O filme mentes brilhantes conta a história de uma ex-oficial da marinha que ministrará aulas numa escola do subúrbio dos Estados Unidos, com uma turma de alunos rebeldes com todos os tipos de problemas sociais. Percebemos que a professora não conhece a realidade em que irá atuar, assim no primeiro momento em que conhece a turma pensa em desistir, sente-se incapaz de ensinar a aqueles alunos problemáticos, os quais não têm interesse em se dedicar aos estudos. Porém, muda de ideia e percebe que para lidar com aquela turma precisa reformular sua pratica pedagógica para tentar criar vínculos com os seus alunos, a fim de motivá-los a aprender. Ela começa a utilizar da poesia como meio de incentivar aos alunos a refletirem sobre os problemas da sua realidade.

UMA ONDA NO AR
Direção: Helvécio Ratton
Ano: 2002
Sinopse: Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.

ESTRADA PARA PERDIÇÃO
Direção: Sam Mendes
Ano: 2002
Sinopse: Ele não deveria estar lá. Mas no momento em que o filho Michael Sullivan presencia um brutal assassinato, as vidas desse menino de 12 anos e do gangster que é seu pai são destruídas para sempre e seus destinos unidos para sempre. Agora, perseguido pela Máfia a quem devotou sua vida, Sullivan e seu filho não têm para onde fugir ou como escapar à perseguição incansável de um sádico assassino. É nessa luta feroz e instintiva pela sobrevivência e para proteger seu filho, que este gangster profissional irá descobrir a honra e a redenção. Fascinante, poderoso e visualmente magnífico, Estrada para Perdição está classificado entre as melhores obras cinematográficas clássicas de todos os tempos sobre gangsters. Tom Hanks, Paul Newman e Jude Law estão inesquecíveis nos papéis de homens desesperados para os quais tudo está em jogo. E Sam Mendes, Direção premiado com Oscar® (Beleza Americana, 1999), nos convida a experimentar sua perturbadora visão sobre uma história amarga que expõe a perda da inocência, a lealdade em conflitos e uma ambição sanguinária.

UM AMOR PARA RECORDAR
Direção: Adam Shankman
Ano: 2002
Sinopse: Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.

FRIDA
Direção: Julie Taymor
Ano: 2002
Sinopse: Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trotsky e com várias outras mulheres.

O PIANISTA
Direção: Roman Polanski
Ano: 2002
Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

MEU NOME É RÁDIO
Direção: Michael Tollin
Ano: 2003
Sinopse: Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones, nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

UM FILME FALADO
Direção: Manoel de Oliveira
Ano: 2003
Sinopse: Uma jovem professora de História embarca com a filha em um Cruzeiro pelo Mediterrâneo. No caminho, fala das riquezas da civilização antiga. Elas conhecem o capitão americano, uma francesa, uma italiana e uma grega no navio, até que uma estranha ameaça perturba a viagem.

PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO INVERNO E PRIMAVERA
Direção: Ki-duk Kim
Ano: 2003
Sinopse: Em um pequeno monastério flutuante sobre um lago vivem um velho monge e seu jovem aprendiz. Enquanto o menino explora os arredores, ele se deixa levar por seus instintos e crueldades infantis. Porém, o mestre sempre está pronto para ensinar suas lições, e mostra para o garoto que as consequências de pequenos atos podem durar a vida toda. O filme do Direção sul-coreano Ki-duk Kim conta a história desse jovem seguindo o ritmo das estações do ano.

LUTERO
Direção: Eric Till
Ano: 2003
Sinopse: Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

AOS TREZE
Direção: Catherine Hardwicke
Ano: 2003
Sinopse: Tracy é uma adolescente inteligente e uma aluna brilhante Um dia ela se torna amiga de Evie, a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe.

AMOR SEM FRONTEIRAS
Direção: Martin Campbell
Ano: 2003
Sinopse: Sarah Jordan (Angelina Jolie) é uma socialite casada com Henry Bauford, filho de um influente empresário americano. Após conhecer Nick Callahan, um médico que se dedica a causas humanitárias na África, Sarah se dispõe a ajudá-lo. Ela arrecada fundos para comprar medicamentos e comida para refugiados na Etiópia, aonde vai para entregá-los à equipe de Nick. Ver o sofrimento e a miséria do povo etíope de perto faz com que Sarah decida mudar de vida ao retornar a Londres, passando a trabalhar para uma ONG que ajuda causas humanitárias.

ELEFANTE
Direção: Gus Van Sant
Ano: 2003
Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

NARRADORES DE JAVÉ
Direção: Eliane Caffé
Ano: 2003
Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

VISTA MINHA PELE
Direção: Joel Zito
Ano: 2003
Sinopse: É uma paródia da realidade brasileira, para servir de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados.

THE CORPORATION
Direção: Jennifer Abbott / Mark Achbar
Ano: 2003
Sinopse: Considerando que, desde o século 18, as leis norte-americanas permitem que corporações podem ser regidas somente por uma pessoa, este documentário investiga seu comportamento, examinando esse modelo de organização em vários casos.

A CASA DAS SETE MULHERES
Direção: Jayme Monjardim
Ano: 2003
Sinopse: Em 1835, A Guerra dos Farrapos/ Revolução Farroupilha mostrada pelo ponto de vista da família de Bento Gonçalves, comandante das Forças Rebeldes. Principalmente pelos olhos de uma jovem que se apaixona pelo aventureiro italiano Garibaldi. Até quando ele encontra Anita.

ADEUS, LENIN! - GOOD BYE LENIN!
Direção: Wolfgang Becker
Ano: 2003
Sinopse: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo Direção de vídeos.

A VOZ DO CORAÇÃO
Direção: Christophe Barratier
Ano: 2004
Sinopse: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele frequenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

O SORRISO DE MONA LISA
Direção: Mike Newell
Ano: 2004
Sinopse: O filme aborda a atuação de uma professora recém-chegada a um colégio tradicional que precisou modificar sua didática depois do primeiro dia de aula, quando se deparou com alunas que já tinham conhecimento prévio do conteúdo, tornando sua aula frustrante e sem efeito. A partir disso, a professora começa a trazer novos temas; leva as alunas para conhecer obras de arte diferentes e assim desperta a curiosidade e capacidade de discussão e pesquisa por parte delas. Suas aulas se tornam mais interessantes e a professora consegue resgatar sua autoridade, mas encontra resistência por parte de algumas alunas, dos outros professores e principalmente, da direção da escola. Apesar de obter frutos por sua atuação criativa, a professora sofre uma dura avaliação da direção, que por sua vez impõe condições para que ela permaneça no colégio. Não querendo abrir mão do que acreditava, ela decidiu por não ficar, e partiu com a certeza de que pelo menos naquelas alunas havia deixado sua marca, o que contribuiria de forma positiva para o futuro delas.

MACHUCA
Direção: Andrés Wood
Ano: 2004
Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) e Pedro Machuca (Ariel Mateluna) são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago. O primeiro, numa bela casa situada num bairro de classe média. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa, como o padre McEnroe (Ernesto Malbran), Direção de um colégio particular de elite onde Gonzalo estuda. Em meio à política comunista instalada por Salvador Allende no país, o Direção decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Pedro Machuca (Ariel Mateluna) vai parar na mesma sala de Gonzalo, ponto de partida para uma amizade cheia de descobertas e surpresas, que acontece paralelamente ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.

UMA VIAGEM INESPERADA
Direção: Gregg Champion
Ano: 2004
Sinopse: Quando Corrine descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica inconformada a princípio, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola. Finalmente, graças ao apoio incondicional da mãe, as crianças conseguem superar as dificuldades impostas pela doença.

A VIDA NO PARAÍSO
Direção: Kay Pollak
Ano: 2004
Sinopse: Drama. Daréus (Michael Nyqvist) é um talentoso maestro que precisa se recuperar de um ataque do coração. Para isso, resolve voltar ao povoado onde passou sua infância. Enquanto enfrenta os demônios do passado, começa a se socializar com a comunidade local ao se tornar o professor do coral da igreja.

NASCIDOS EM BORDÉIS
Direção: Zana Briski / Ross Kauffman
Ano: 2004
Sinopse: Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pede para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.

MENINA DE OURO
Direção: Clint Eastwood
Ano: 2004
Sinopse: Após um rompimento doloroso com sua filha, o treinador de boxe Frankie Dunn não se deixou aproximar de ninguém, até que a boxeadora Maggie Fitzgerald entrou em seu ginásio. Os dois iniciam uma dolorosa e trágica história de amor.

CRASH NO LIMITE
Direção: Paul Haggis
Ano: 2004
Sinopse: Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido Direção de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

OLGA
Direção: Jayme Monjardim
Ano: 2004
Sinopse: O filme retrata uma grande história de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benario casou-se com Luís Carlos Prestes, engravidou e foi entregue por Getúlio Vargas aos nazistas.

QUASE DEUSES
Direção: Joseph Sargent
Ano: 2004
Sinopse: Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

ESPANGLÊS (SPANGLISH)
Direção: James L. Brooks
Ano: 2004
Sinopse: Uma mulher e sua filha emigram do México em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos, onde elas começam a trabalhar para uma família, cujo patriarca é um chefe de cozinha bem-sucedido casado com uma esposa insegura. Lá, Flor tem de lidar com a barreira linguística, com o crescimento de Cristina e o excêntrico modo de vida dos Clasky.

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Direção: Walter Salles
Ano: 2004
Sinopse: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

O PODER DA MÍDIA
Direção: Bryan Goeres
Ano: 2004
Sinopse: O jornalista de uma pequena estação de televisão, usando de métodos nem um pouco éticos, consegue um informante com notícias que podem alterar o mundo das telecomunicações e da Internet. O filme conta com um conjunto de personagens peculiares que acabam interligados por um demolidor comum: todos têm algo a esconder.

A VILA
Direção: M. Night Shyamalan
Ano: 2004
Sinopse: Em 1897 uma vila parece ser o local ideal para viver: tranquila, isolada e com os moradores vivendo em harmonia. Porém este local perfeito passa por mudanças quando os habitantes descobrem que o bosque que o cerca esconde uma raça de misteriosas e perigosas criaturas, por eles chamados de "Aquelas de Quem Não Falamos". O medo de ser a próxima vítima destas criaturas faz com que nenhum habitante da vila se arrisque a entrar no bosque. Apesar dos constantes avisos de Edward Walker, o líder local, e de sua mãe, o jovem Lucius Hunt tem um grande desejo de ultrapassar os limites da vida rumo ao desconhecido. Lucius é apaixonado por Ivy Walker, uma jovem cega que também atrai a atenção do desequilibrado Noah Percy. O amor de Noah termina por colocar a vida de Ivy em perigo, fazendo com que verdades sejam reveladas e o caos tome conta da vila.

EU, ROBÔ
Direção: Alex Proyas
Ano: 2004
Sinopse: Em 2035 a existência de robôs é algo corriqueiro, sendo usados constantemente como empregados e assistentes dos humanos. Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. Esta lei parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito de ter cometido o crime é justamente o robô Sonny. Caso Sonny realmente seja o culpado, a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robóticos pode permitir que eles dominem o planeta, já que nada mais poderia impedi-los de subjugar os seres humanos. Para investigar o caso é chamado o detetive Del Spooner (Will Smith) que, com a ajuda da Dra. Susan Calvin, precisam desvendar o que realmente aconteceu.

TRÓIA
Direção: Wolfgang Petersen
Ano: 2004
Sinopse: Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena de seu marido, Menelaus. Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam, rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles, o maior herói da Grécia, e seu filho Hector.

ESCOLA DE ROCK
Direção: Richard Linklater
Ano: 2004
Sinopse: Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, ele aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento de seus pais.

TARTARUGAS PODEM VOAR
Direção: Bahman Ghobadi
Ano: 2004
Sinopse: Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia e pouco antes do ataque americano contra o país, os moradores locais buscam desesperadamente uma antena parabólica, na intenção de ter notícias via satélite.

THE EDUKATORS
Ano: 2004
Direção: Hans Weingartner
Sinopse: Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto.

ESCOLA DA VIDA
Direção: Willian Dear
Ano: 2005
Sinopse: Há um novo professor na cidade, e ele está promovendo um verdadeiro pandemônio na Fallbrook Middle School. Ele é atraente, simpático e informal. Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds). Os professores também o admiram, com exceção de Matt Warner (David Paymer), o ansioso professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano. Seu pai, Stormin Norman (John Astin), foi Professor do Ano durante 43 temporadas seguidas, e Matt está determinado a fazer deste o seu ano. Mas com o sr. D (Michael D’Angelo) em cena, Warner vê sua chance escapar.

COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA
Direção: Thomas Carter
Ano: 2005
Sinopse: Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

A ILHA
Direção: Michael Bay
Ano: 2005
Sinopse: No futuro existe uma entidade utópica baseada na vida do século XX!, que procura recriá-la nos mínimos detalhes. Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) vive nesta realidade e, como todos seus residentes, sonha em chegar em um local chamado "a ilha", o único ponto não contaminado do planeta. Após descobrir que todos os habitantes são clones, que possuem a única finalidade de fornecer partes de seu corpo para seres humanos reais, Lincoln decide escapar juntamente com Jordan Two Delta (Scarlett Johansson).

QUANTO VALE OU É POR KG?
Ano: 2005
Sinopse: Drama. Adaptação livre do Direção Sérgio Bianchi para o conto "Pai contra Mãe", de Machado de Assis, Quanto Vale ou É Por Quilo? Desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica socioeconômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? Mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores.

O JARDINEIRO FIEL
Direção: Fernando Meirelles
Ano: 2005
Sinopse: Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.

O CÁRCERE E A RUA
Direção: Liliana Sulzbach
Ano: 2005
Sinopse: Corajoso e emocionante, O Cárcere e a Rua narra a história de três mulheres marcadas pelo destino. Cláudia é a presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre. A que dá ordens e protege. Protege, por exemplo, a jovem Daniela, que corre risco de vida por ser acusada de ter matado o próprio filho. Mas Cláudia, assim como Betânia, deve deixar a penitenciária em breve. Daniela terá que se defender sozinha. Cláudia sai em busca do filho. Betânia sente a tentação de deixar de lado do regime semi-aberto para viver a liberdade em companhia de um novo amor. Inclui o média-metragem A Invenção da Infância, vencedor de 19 prêmios. De forma contundente, mostra como a infância está sendo ameaçada pelas demandas do mundo contemporâneo. Definitivamente, ser criança não significa ter infância.

OLIVER TWIST
Direção: Roman Polanski
Ano: 2005
Sinopse: Oliver Twist (Barney Clark) é um órfão entre as centenas que sofrem com a fome e o trabalho escravo na Inglaterra vitoriana. Vendido para um coveiro, ele sofre com a crueldade da família deste e acaba fugindo para Londres. Lá ele é recolhido das ruas por Artful Dodger (Harry Eden), um ladrão que o leva até Fagin (Ben Kingsley), um velho que comanda um exército de prostitutas e pequenos marginais. Quando Oliver conhece um bondoso homem em quem finalmente enxerga um possível pai, Fagin teme que ele denuncie seu esquema. Para evitar isso Fagin planeja um assalto à casa do rico Sr. Brownlow (Edward Hardwicke), o pai desejado por Oliver.

A PROPOSTA
Direção: John Hillcoat
Ano: 2005
Sinopse: Após um intenso tiroteio entre policiais e uma gangue de foras-da-lei, Charlie Burns (Guy Pearce) e seu irmão Mike (Richard Wilson) são capturados pelo capitão Stanley (Ray Winstone). Juntamente com seu irmão Arthur (Danny Huston), o trio é procurado por ter cometido um crime brutal. Na tentativa de pôr fim a um sangrento ciclo de violência, Stanley faz a Charlie uma proposta aparentemente impossível de ser aceita.

KIRIKU E OS ANIMAIS
Direção: Michel Ocelot, Bénédicte Galup
Ano: 2005
Sinopse: O avô de Kirikou (Pierre-Ndoffé Sarr) conta as desventuras do garoto, cuja altura não alcança nem o joelho de uma pessoa normal. Entre elas o avô conta como Kirikou aprendeu a ser jardineiro, detetive, artesão, doutor, comerciante e viajante, percorrendo os diversos recantos da África.

O TRAPACEIRO
Direção: Barry W. Blaustein
Ano: 2005
Sinopse: Pressionado por um tio ambicioso e por uma pilha de dívidas, um adorável perdedor Steve Baker apela para uma armação desprezível, maluca e impensável. Ele finge ser um deficiente mental para participar da paraolimpíadas e obter a medalha de ouro. Mas quando os outros competidores descobrem o golpe, eles o inspiram a aceitar o maior desafio de todos: tornar-se uma pessoa melhor.

HÉRCULES
Direção: Roger Young
Ano: 2005
Sinopse: Hércules, o maior herói de todos os tempos, conta a sua vida atribulada, suas batalhas com os seres mais bizarros do planeta: um leão alado, hárpias, éguas carnívoras e até uma descida ao inferno. Rejeitado pela própria mãe ao nascer e perseguido pela deusa Hera, ele só conta com o apoio do padrasto e do amigo Linus para conquistar o seu destino de glória previsto pelo oráculo Tiresias.

CRUZADA
Ano: 2005
Direção: Ridley Scott
Sinopse: Guerra / Ação / Drama. Retrata guerras religiosas entre cristãos e muçulmanos na Idade Média.

TERRA FRIA
Direção: Niki Caro
Ano: 2005
Sinopse: Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory, uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.

CRIANÇAS INVISÍVEIS
Direção(es): Mehdi Charef / Emir Kusturica / Spike Lee / Kátia Lund / Jordan Scott / Ridley Scott/Stefano Veneruso
Ano: 2005
Sinopse: Reunião de sete curtas-metragens, todos protagonizados por crianças de países diferentes, dirigidos por importantes cineastas, incluindo a brasileira Katia Lund.

O MELHOR JOGO DA HISTÓRIA
Direção: Bill Paxton
Ano: 2005
Sinopse: Bill Paxton é mais conhecido pelo seu trabalho de ator e já participou de diversos filmes como Titanic, Poderoso Joe, Limite Vertical e Thunderbirds, porém esse já é seu terceiro longo e é baseado numa história real e emocionante. No mais famoso torneio de golfe do mundo, o US Open, um jovem jogador desbanca um dos mais conceituados jogadores de todos os tempos. O caso aconteceu em 1913, quando o mundo passava pelo terror da Primeira Guerra Mundial. Todos os entusiastas do esporte davam como certa a vitória do já conceituado campeão Harry Vardon (de Rei Arthur) até que o novato Francis Ouimet (Shia LeBeouf de Eu, Robô) com apenas 20 anos apareceu e surpreendeu o mundo. O filme conta um pouco da trajetória dos dois jogadores desde a infância até o dia em que eles se enfrentaram nessa partida histórica.

BLACK
Direção: Sanjay Leela Bhansali
Ano: 2005
Sinopse: Inspirado na vida da escritora indiana Helen Keller, Black conta a história da jovem Michelle, uma jovem cega e surda. Suas limitações físicas a tornam uma pessoa amarga e violenta. Sua tristeza é completa até que ela conhece Debraj, seu novo professor, que apesar de ter problemas com a bebida, ajuda Michelle a superar seus obstáculos.

DE ENCONTRO COM O AMOR
Direção: Brad Mirman
Ano: 2005
Sinopse: Comédia sensível que também carrega uma boa dose dramática ao contar a história de um aspirante a escritor que decide trilhar um caminho em busca de seu ídolo e inspiração.

PRO DIA NASCER FELIZ
Direção: João Jardim
Ano: 2006
Sinopse: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

VEM DANÇAR
Direção: Liz Fredlander
Ano: 2006
Sinopse: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

GRANITO DE ARENA
Direção: Jill Friedberg
Ano: 2005
Sinopse: Uma produção mexicana sobre a luta dos trabalhadores em educação no país para defender seus interesses econômicos e pela preservação da educação pública. O filme conta a saga dos trabalhadores em educação contra o fechamento de escolas normais rurais e a privatização do ensino.

O TRIUNFO (A HISTÓRIA DE RON CLARK)
Direção: Randa Haines
Ano: 2006
Sinopse: Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transforma o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?

A PROVA
Direção: John Madden
Ano: 2006
Sinopse: Catherine (Gwyneth Paltrow) é uma jovem atormentada pelos anos em que esteve cuidando de seu pai, Robert (Anthony Hopkins), um gênio da matemática que sofria de esclerose no fim da vida. Temendo enlouquecer que nem seu pai, Catherine se afasta de todos e vive isolada em sua casa. Na véspera do seu aniversário de 27 anos reaparece em sua vida Claire (Hope Davies), sua irmã, e Hal (Jake Gyllenhaal), um ex-aluno de Robert. Hal deseja pesquisar nos 103 cadernos escritos por Robert em seus anos de esclerose, desejando encontrar algo que possa ter alguma lógica, mas também se interessa por Catherine. Já Claire chega à cidade desejando vender a casa da família e fazer com que Catherine more com ela em Nova York.

PROVA DE FOGO
Direção: Doug Atchison
Ano: 2006
Sinopse: Kirk Cameron interpreta Caleb Holt, um heróico capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. Mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. Esta história cativante acompanha o desejo de um homem em transformar sua vida e seu casamento através do poder curativo da fé e de seguir adiante pelo lema dos bombeiros: Nunca deixe seu parceiro para trás..

ANJOS DO SOL
Direção: Rudi Lagemann
Ano: 2006
Sinopse: Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

MENINAS
Direção: Sandra Werneck
Ano: 2006
Sinopse: Evelin, 13 anos, está grávida de um jovem de 22 anos que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15 anos, declara que planejou sua gravidez, pois desejava ter um filho só para ela. Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. Ao longo de um ano é acompanhado o cotidiano destas três jovens.

TAPETE VERMELHO
Direção: Luís Alberto Pereira
Ano: 2006
Sinopse: Comédia. Sensível, engraçado e comovente, Tapete Vermelho é a mais bela homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi. Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres formam um casal de caipiras que leva o filho Neco, de nove anos, para uma cidade a fim de assistir a um filme do artista no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas.

BABEL
Direção: Alejandro González Iñárritu
Ano: 2006
Sinopse: Um trágico acidente envolvendo um casal norte-americano no Marrocos é o ponto de partida dessa produção. O filme conta a história de gente comum, vivendo em um mundo em constante transformação. A trama se desenvolve em diferentes locais do globo com personagens que em algum momento se cruzam em situações aparentemente banais, mas que levam a desfechos inesperados, que afetarão a vida de todos. Brad Pitt (Doze Homens e Outro Segredo), Cate Blancett, (ganhadora do Oscar por O Aviador) e Gael Garcia Bernal (Diários de Motocicleta) lideram o brilhante elenco internacional neste impressionante filme.

CONVERSANDO COM DEUS
Direção: Stephen Deutsch
Ano: 2006
Sinopse: Esta adaptação do livro de Neale Donald Walsch, que inspirou e mudou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, Conversando com Deus conta a história de quando, no pior momento de sua vida, Walsch (Henry Czerny), fez a Deus algumas perguntas bem difíceis. Dentro de cada um de nós há uma voz que fala a verdade. As respostas que ele recebeu de Deus se tornaram a base de um livro internacionalmente reconhecido, que já vendeu mais de 7 milhões de cópias em 34 idiomas. O filme narra a jornada de poucas e boas de Walsch que inadvertidamente se tornou um guia espiritual. Um filme que vai mudar a sua vida.

ELA DANÇA EU DANÇO
Direção: Anne Fletcher
Ano: 2006
Sinopse: Tyler Gage (Channing Tatum) é um esperto delinquente juvenil que consegue problemas após destruir, ao lado de sua gangue, um auditório pertencente a uma escola de artes. Condenado a prestar serviços públicos na escola de depredou, ele tenta o máximo que pode afastar-se dos estudantes. Mas ele acaba envolvendo-se pelo mundo das artes e descobre a dança.

NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO
Direção: Richard Eyre
Ano: 2006
Sinopse: Quando Sheba Hart (Cate Blanchett) começa a trabalhar na escola St. George como a nova professora de arte, sua colega de trabalho Barbara (Judi Dench) sente que há algo errado nisso. Sheba inicia um romance com um de seus alunos – o que é terminantemente proibido na instituição - e Barbara se torna a maior guardiã desse segredo.

ERAGON
Direção: Stefen Fangmeier
Ano: 2006
Sinopse: Há muitos anos atrás existiam os Cavaleiros do Dragão, que tinham por missão fazer o bem. Sua destreza nas batalhas era inigualável, já que cada um deles possuía força equivalente à de dez homens. Os Cavaleiros eram imortais, a não ser que fossem atingidos por lâmina ou veneno, e ajudaram os homens de Alagaesia a construir grandes cidades e acumular uma grande riqueza. No auge desta era nasceu um garoto, Galbatorix (John Malkovich), que possuía um grande poder e aos 10 anos foi aceito como Cavaleiro do Dragão. Aos poucos os Cavaleiros tornaram-se arrogantes e, numa viagem descuidada, Galbatorix e dois amigos foram emboscados. Os amigos e o dragão de Galbatorix foram mortos, com o próprio sendo encontrado por um fazendeiro e entregue ao conselho dos Cavaleiros. Recuperado, Galbatorix requer um novo dragão para si, o que é recusado pelo conselho. Revoltado, Galbatorix jura se vingar dos Cavaleiros e passa a estudar os segredos negros que havia aprendido com um espectro. Um dia ele rouba um ovo de dragão e convence Morzan, um Cavaleiro parvo, a ajudá-lo na prática de magia proibida. Juntos eles ganham força e declaram guerra aos Cavaleiros, recebendo o apoio de outros 12 Cavaleiros do Dragão. Galbatorix vence a guerra e, desde então, governa Alagaesia. Até que um dia o jovem Eragon (Edward Speelers) encontra na floresta uma estranha pedra azul. Para sua surpresa nasce um dragão da pedra, o que o torno o mais novo Cavaleiro do Dragão.

OS INFILTRADOS
Direção: Martin Scorsese
Ano: 2006
Sinopse: O jovem policial Billy Costigan é infiltrado na quadrilha do chefão Frank Costello, da máfia irlandesa, e tem cada vez mais a confiança dos criminosos. Ao mesmo tempo, Collin Sulivan, um violento integrante da gangue, é igualmente infiltrado na polícia e ganha o respeito de colegas e superiores. Os dois homens vivem na corda bamba com suas vidas duplas, até que ambas as organizações descobrem que há um traidor em suas fileiras e cada um deles passa a tentar descobrir a identidade secreta do espião para garantir a própria sobrevivência.

O PRESENTE
Direção: Michael O. Sajbel
Ano: 2006
Sinopse: Este filme conta a história de um jovem que tem uma relação difícil com seu avô. Ele tem um estilo de vida caro e vai herdar a fortuna da família quando seu avô morrer. Quando isso finalmente acontece, para colocar a mão no dinheiro, ele precisa cumprir algumas tarefas que o falecido deixou. Nessas tarefas, o herdeiro terá que aprender algumas coisas importantes e perceber que alguns valores irão seguir com ele para sempre, ensinando-o a valorizar coisas que antes não dava importância.

O FAZENDEIRO E DEUS
Direção: Regardt van den Bergh
Ano: 2006
Sinopse: Um fazendeiro muda-se para a África do Sul com a família e sofre uma série de perdas que julga ser incapaz de superar. Com amizades insólitas e intervenção divina providencial, ele descobre o verdadeiro propósito da sua vida e uma crença inabalável no poder da fé. A história de vida comovente de um homem que, assim como suas batatas, desenvolve as raízes da fé, que só se tornam visíveis quando chega a hora da colheita.

300
Direção: Zack Snyder
Ano: 2006
Sinopse: O rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam até a morte contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

ESTRADA PARA A GLÓRIA
Direção: James Gartner
Ano: 2006
Sinopse: Filme baseado em uma história real que trata de vitórias adversas e também da questão do preconceito racial em uma época difícil nos Estados Unidos, ainda mais no conservador estado do Texas, sempre relacionado a ideais racistas de direita.

ASSOMBRAÇÃO
Direção: Danny Pang, Oxide Pang Chun
Ano: 2006
Sinopse: O romance de estréia de Ting-Yin (Angelica Lee Sinje), que usa o codinome Chu Xun, torna-se um best-seller no sudeste asiático. Lawrence, seu agente, anuncia em uma noite de autógrafos o próximo livro da escritora, que terá como tema as forças sobrenaturais. Entretanto Ting-Yin enfrenta dificuldades para escrever o novo livro. Após escrever o rascunho de um capítulo ela o deleta de seu computador, deixando-o na lixeira. A partir de então Ting-Yin passa a ter visões, que fazem com que ela acredite que o que escreve acontece no mundo real.

HAPPY FEET
Direção: George Miller
Ano: 2006
Sinopse: Entre os pinguins imperador você apenas é alguém se souber cantar. Isto causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor do mundo e também um grande sapateador. Norma Jean, sua mãe, gosta do sapateado de Mano mas Memphis, seu pai, acha que "isto não é coisa de pinguim". Além disto seus pais sabem que caso Mano não encontre sua "canção do coração" ele talvez nunca encontre o verdadeiro amor.

IDIOCRACY
Direção: Mike Judge
Ano: 2006
Sinopse: Esta divertida comédia fará você pensar duas vezes sobre o futuro da raça humana. Conheça Joe Bowers (Luke Wilson). Ele não é de modo algum o cara mais brilhante do pedaço. Mas quando uma experiência governamental com hibernação cai no esquecimento, Bowers acorda no ano 2505 e encontra uma sociedade tão emburrecida pelo comercialismo de massa e pela alienante programação de TV que ele acaba sendo o cara mais inteligente do planeta! Agora, cabe a um cara prá lá de mediano colocar a evolução da raça humana de volta nos trilhos!

A CULPA É DO FIDEL
Ano: 2006
Sinopse: Anna de la Mesa tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

APROVADOS
Direção Steve Pink
Ano: 2006
Sinopse: Bartleby ''B'' Gaines (Justin Long) está acabando o colégio, fez testes para oito universidades e foi rejeitado por todas. Como explicar isso para os pais, que sonham com uma bela carreira para o filho? A solução para ''B'' - e um bando de amigos na mesma situação - é simples: abrir a própria universidade.

HALF NELSON - ENCURRALADOS
Direção: Ryan Fleck
Ano: 2006
Sinopse: Dan Dunne trabalha como professor em uma escola secundária, localizada na vizinhança pobre do Brooklyn. Desiludido com a realidade, ele não cumpre o currículo padrão da escola e tenta, de alguma forma, incentivar seus alunos a estudar os direitos alcançados com a Guerra Civil americana. Entretanto, fora de sala Dan recorre às drogas para superar a desilusão. Um dia ele é pego, logo após uma aula, por uma de suas alunas, Drey. Apesar da diferença de idade e das condições sociais, eles aos poucos se aproximam.

PEQUENAS FLORES VERMELHAS
Direção: Yuan Zhang
Ano: 2006
Sinopse: Pequim, 1949. Com apenas quatro anos, o pequeno Qiang é matriculado num colégio interno, mas Qiang é uma criança rebelde e não consegue seguir as regras. Sua desobediência impede que ele ganhe as desejadas flores vermelhas, dadas apenas aos alunos mais bem-comportados, e acaba atraindo a antipatia da professora Sra. Li. Só que ele também consegue que outras crianças se juntem à sua rebelião particular ao convencê-las de que a professora é, na verdade, um monstro que come crianças.

VERMELHO COMO O CÉU
Direção: Cristiano Bortone
Ano: 2006

Sinopse: Saga de um garoto cego durante os anos 1970, que luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco é um jovem toscano de dez anos apaixonado pelo cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.


CIDADE DOS HOMENS
Direção: Paulo Morelli
Ano: 2007
Sinopse: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

ESCRITORES DA LIBERDADE
Direção: Richard LaGravenese
Ano:2007
Sinopse: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

KLASS
Direção: Ilmar Raag
Ano: 2007
Sinopse: Kaspar e Joosep têm 16 anos de idade e estudam juntos na mesma classe. Eles não são amigos, mas Kaspar acaba defendendo Joosep, ameaçado por baderneiros da escola. São jovens realmente cruéis, num ambiente de degradação. Kaspar e Joosep querem a mesma coisa: um pouco mais de dignidade em suas vidas.

INSTINTO SECRETO
Direção: Bruce A. Evans
Ano: 2007
Sinopse: Earl Brooks (Kevin Costner) é um executivo de sucesso, marido e pai exemplar, filantropo generoso. Todos o consideram um pilar em sua comunidade, mas ele esconde um grande segredo: é um serial killer. Seus crimes são conhecidos como sendo do Assassino da Impressão Digital, sendo que ninguém tem ideia de qual seja sua identidade. Apesar de estar afastado do mundo do crime há algum tempo, a compulsão de Brooks em matar volta à tona devido ao seu alter ego (William Hurt), o qual considera ser o verdadeiro assassino. Porém ao realizar mais um assassinato Brooks comete um erro, sendo notado por um fotógrafo curioso (Dane Cook), que passa a chantageá-lo. Este crime também coloca em seu encalço a detetive Tracy Atwood (Demi Moore), que está obcecada em desvendar o caso.

PRIDE – ORGULHO DE UMA NAÇÃO
Direção: Sunu Gonera
Ano: 2007
Sinopse: Baseado em eventos reais, Pride conta a inspiradora história de Jim Ellis, um carismático professor dos anos 70 que mudou algumas vidas para sempre quando criou uma equipe de natação formada por negros americanos em um dos bairros mais problemáticos da Filadélfia.

O SOM DO CORAÇÃO
Direção: Kirsten Sheridan
Ano: 2007
Sinopse: August Rush (Freddie Highmore) é resultado de um encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

MANDELA: A LUTA PELA LIBERDADE
Direção: Bille August
Ano: 2007
Sinopse: James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.

GRACIE
Direção: Davis Guggenheim
Ano: 2007
Sinopse: No time de futebol universitário, o filho mais velho da família Bowen era peça garantida entre os titulares. Um acidente de carro, porém, acaba com carreira do rapaz, que morre poucas horas depois. Para preencher a lacuna que o atleta deixou, sua irmã Grace (Carly Schroeder) decide que irá fazer parte da equipe masculina de futebol. Enfrentando o preconceito e as dificuldades físicas de adaptação, a garota tem que desafiar todos os seus limites para honrar o irmão.

ARN
Direção: Peter Flinth
Ano: 2007
Sinopse: Um conto de poder, coragem e traição, este filme, ambientado na Suécia, conta a inesquecível história de amor de Arn Magnussson, jovem culto e exímio esgrimista, e Cecilia, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos, quando ele é enviado como cavaleiro templário para a Terra Santa. Aprendendo a sobreviver e superar o sofrimento, eles jamais perdem sua confiança um no outro, nem a certeza de que se reencontrarão. Ao retornar à sua pátria, Arn tem que lutar por seu amor e pelo que se tornou a missão de sua vida: fazer da Suécia um único reino.

MINHA MÃE QUER QUE EU CASE
Direção: Michael Lehmann
Ano: 2007
Sinopse: Daphne (Diane Keaton) é uma mãe solteira que criou suas três filhas com sucesso. Temendo que a caçula, Milly (Mandy Moore), faça uma escolha equivocada, Daphne decide escolher o futuro marido dela. Para tanto coloca um anúncio em um site de relacionamentos, sem contar para Milly, e começa a selecionar os pretendentes. Esta situação cria um verdadeiro cabo de guerra entre as duas.

EU SOU A LENDA
Direção: Francis Lawrence
Ano: 2007
Sinopse: Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus

TAARE ZAMEEN PAR
Direção: Aamir Khan / Amole Gupte
Ano: 2007
Sinopse: O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a Direção, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

JUMP IN
Direção: Paul Hoen
Ano: 2007
Sinopse: Izzy Daniels (o Corbin Bleu de High School Musical) é um adolescente do Brooklyn que está se preparando para se tornar campeão de boxe, para realizar um sonho do seu pai. Além disso, envolvido com os movimentos bacanas do "Double Dutch", ele concorda em ajudar sua vizinha Mary (Keke Palmer), que precisa de um quarto integrante no seu time de "pula cordas". O esporte exige mais talento e trabalho em equipe do que Izzy imaginava, mas durante caminho, ele percebe que o mais importante é seguir o coração.

O PODER DA ESPERANÇA
Direção: Steven Sawalich
Ano: 2007
Sinopse: Baseado em fatos reais, O Poder da Esperança conta a história de Richard Pimentel (Ron Livingston), um homem batalhador. Durante a infância, Richard teve que enfrentar a instabilidade de sua mãe e a morte de seu pai. Na adolescência, ele começa a expor seus problemas aos colegas de escola e descobre o dom para discursos. Quando entra na Universidade, Richard conhece seu ídolo Ben Padrow (Hector Helizondo), que o rejeita como seu mentor por achar que ele só poderia ter muitos temas para debate, após ter vivido uma vida inteira. O jovem e ambicioso Richard vê então seus sonhos se desmoronarem e resolve se alistar no exército. Durante o combate no Vietnã, ele acaba perdendo a audição por causa de uma explosão. Ao retornar para a civilização, Pimentel tem que enfrentar sua nova condição. Diante das dificuldades, ele se empenha para mostrar que não é inferior a ninguém e começa a defender ideias sobre os direitos dos deficientes, chamando a atenção do governo e da sociedade para uma realidade a qual muitos fecham os olhos.

O PODER DO RITMO
Direção: Sylvain White
Ano: 2007
Sinopse: Drama musical sobre um jovem negro dançarino de ruas que, após a morte do irmão mais novo, decide tentar uma vaga na universidade. Lá, enquanto se dedica à educação e a conquistar uma garota, é assediado por duas equipes rivais da escola que o querem como dançarino na mais importante competição nacional.

JUNO
Direção: Jason Reitman
Ano: 2007
Sinopse: Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de ideia. Junto com sua amiga Leah ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa e Mark, um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho.

POMPÉIA, A FÚRIA DOS DEUSES
Direção: Paolo Poeti
Ano: 2007
Sinopse: É agosto de 79 DC e Alphius Flaccus, um mercador retornando a sua vila Pompéia depois de uma longa viagem. Em sua bagagem, duas mercadorias muito especiais, um homem e uma linda mulher, ambos são escravos. O homem é Darius, um Thracian e a mulher é Maria uma linda princesa Palestina, apesar de ninguém saber de sua origem nobre. Darius será treinado para ser um grande Gladiador e Maria será entregue ao Cônsul Romano, Caius. De fato, o gladiador acaba se apaixonado por Maria que agora está em poder do Cônsul local, Caius. Decidido a salvar seu amor, o Gladiador Darius usará todas as armas e habilidades que tem para salva-lá. Mas outro problema está por vir! Será que eles conseguiram escapar da fúria dos deuses do fogo?

A ONDA
Direção: Dennis Gansel
Ano: 2008
Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
Direção: Laurent Cantet
Ano: 2008
Sinopse: Entre os muros da escola, há um Direção empolado, professores fúteis, discussões inúteis e reuniões tão enfadonhas que até o público do filme não aguenta. O filme mostra que a escola transformou-se em um tribunal, em um espaço de jugo e não de pensamento. Ela se isolou em uma fortaleza de conceitos retóricos e ineficientes. Daí talvez porque o título do filme fale sobre os muros.

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
Direção: Mark Herman
Ano: 2008
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para Auschwitz, quando o patriarca é ordenado a trabalhar em um campo de concentração. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma linda amizade com um menino judeu da mesma idade. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

CREPÚSCULO
Direção: Catherine Hardwicke
Ano: 2008
Sinopse: Isabella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.

CORAÇÃO DE TINTA
Direção: Iain Softley
Ano: 2008
Sinopse: Meggie trocaria facilmente sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo, com quem mora sozinha depois do desaparecimento de sua mãe, esconde um estranho segredo - ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê seus trechos em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio surge das páginas de "Coração de Tinta" em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram em um intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida.

REIS DA RUA
Direção: David Ayer
Ano: 2008
Sinopse: Tom Ludlow (Reeves) é um veterano policial de Los Angeles que vê sua vida desmoronar após a morte da esposa. Para piorar, seu nome aparece implicado na execução de um colega policial. Para provar sua inocência, Ludlow é forçado a ir contra todas as regras policiais que seguiu a vida inteira e na medida em que a situação só se complica, ele passa a questionar a lealdade de todos à sua volta.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Direção: David Fincher
Ano: 2008
Sinopse: Drama baseado no clássico romance homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920, que conta a história de Benjamin Button, um homem que misteriosamente começa a rejuvenescer e passa a sofrer as bizarras consequências do fenômeno. Button, estranhamente, chega aos seus 80 e poucos anos - na New Orleans de 1918, quando a Primeira Guerra está chegando ao fim - e a partir disso começa a ficar mais jovem. Ainda que a cronologia do tempo segue normalmente e ele invada os anos do século 21.

FRONT OF THE CLASS
Direção: Peter Werner
Ano: 2008
Sinopse: Drama familiar sobre um homem com síndrome de Tourette que desafia a todos a se tornar um excelente professor. Inspirado em uma história verdadeira.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
Direção: Danny Boyle
Ano: 2008
Sinopse: Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

ROMANCE
Direção: Guel Arraes
Ano: 2008
Sinopse: Pedro (Wagner Moura) é um ator e Direção de teatro, que se apaixona por Ana (Letícia Sabatella), também atriz, ao contracenar com ela a peça "Tristão e Isolda". O namoro deles é afetado pelo posterior sucesso dela na TV, impulsionado pela empresária Fernanda. Além disto, ao gravar um especial de TV, Ana conhece Orlando, um ator por quem se apaixona.

VIER MINUTEN
Direção: Chris Kraus
Ano: 2008
Sinopse: Jenny é uma mulher jovem cuja vida acabou. Presa por assassinato em uma penitenciária feminina, ela não demonstra qualquer remorso. Mas por trás de sua fachada impenetrável, esconde-se um surpreendente talento musical. Quando uma professora de piano de oitenta anos descobre os segredos da garota - sua brutalidade e seus sonhos - ele decide transformar Jenny no prodígio musical que ela foi no passado.

SIM, SENHOR
Direção: Peyton Reed
Ano: 2008
Sinopse: Após o convite de um amigo, Carl Allen decide ir em um culto de auto-ajuda, que tem por base dizer sim a qualquer coisa que lhe aconteça ou ofereçam. Ao seguir este preceito a vida de Carl começa a mudar, fazendo com que seja promovido e conheça Allison, por quem se apaixona. Porém ao tentar aproveitar todas as oportunidades que lhe surgem Carl começa a notar que tudo que é em excesso pode também cansar.

MINHAS EX-NAMORADAS
Direção: Mark Waters
Ano: 2009
Sinopse: Connor Mead (Matthew McConaughey) é um fotógrafo de celebridades que coleciona ex-namoradas. Acreditando que a vida serve apenas para se divertir e namorar, Connor não entende como alguém pode ter um relacionamento duradouro. Quando seu irmão Paul (Breckin Meyer) se casa ele reencontra Jenny Perotti (Jennifer Garner), a única mulher pela qual realmente se envolveu. À noite ele recebe a visita do tio Wayne (Michael Douglas), um playboy dos anos 70, que lhe diz que receberá a visita dos fantasmas de três ex-namoradas. Através delas Connor percebe as falhas de seus relacionamentos anteriores.

AVATAR
Direção: James Cameron
Ano: 2009
Sinopse: No épico de ação e aventura AVATAR, James Cameron, Direção de Titanic, nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. Na distante lua Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heróica para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, quando ainda não existiam meios para concretizar suas ideias. Agora, após quatro anos do trabalho de produção real, AVATAR nos proporciona uma inovadora experiência de imersão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme se dilui na emoção dos personagens e na história arrebatadora.

MÃOS TALENTOSAS
Direção: Thomas Carter
Ano: 2009
Sinopse: Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o Direção do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça - uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

UM SONHO POSSÍVEL
Direção: John Lee Hancock
Ano: 2009
Sinopse: Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

PRECIOSA
Direção: Lee Daniels
Ano: 2009
Sinopse: 1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece Jones "Preciosa" é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

BESOURO
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Ano: 2009
Sinopse: Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.

BULLYING PROVOCAÇÕES SEM LIMITES
Direção: Josetxo San Mateo
Ano: 2009
Sinopse: Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.

O SOLISTA
Direção: Joe Wright
Ano: 2009
Sinopse: Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers, um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas. Baseado em fatos reais.

INVICTUS
Direção: Clint Eastwood
Ano: 2009
Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

BAARIA – A PORTA DO VENTO
Direção: Giuseppe Tornatore
Ano: 2009
Sinopse: 1930, na província de Palermo. Ciccio (Gaetano Aronica) é um humilde pastor que encontra tempo para se dedicar à sua grande paixâo: a leitura. A Itália passava pelo fascismo e, durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas passavam fome. Peppino (Francesco Scianna), filho de Ciccio, testemunhou este acontecimento e logo descobriu uma grande paixão pela política. Ele se torna comunista, indo de encontro ao desejo da família. Após a guerra Peppino encontra o grande amor da sua vida, com quem está disposto a enfrentar todas as dificuldades para viver junto.

DESAFIANDO GIGANTES
Direção: Alex Kendrick
Ano: 2010
Sinopse: Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a ideia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.

AS MELHORES COISAS DO MUNDO
Direção: Laís Bodanzky
Ano: 2010
Sinopse: Mano tem 15 anos, adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor. Em meio a tantos desafios, Mano descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo.


REFERÊNCIAS FILMOGRÁFICAS

Sites de busca:
http://www.lendo.org/21-filmes-em-que-a-educacao-e-um-tema-criativo
http://www.imdb.pt/
http://www.adorocinema.com
http://www.dvdpt.com
http://www.cinepop.com.br
http://www.interfilmes.com
http://www.cinemenu.com.br
http://www.telacritica.org
http://www.filmesraros.com
http://www.cinemaorama.com

Endereço para comprar filmes e CDs:
http://www.cine-rebelde.blogspot.com

Filmes Pedagógicos Educativos ou Históricos podem ser encontrados em: http://www.filmesdificeis.com ou http://www.tvnostalgica.com.br

Lista elaborada pelas Bolsistas de Iniciação Científica: Gabriela Leote Rosa e Gabriela da Silva Closs.


Esta lista de filmes foi um trabalho realizado por mim e por minha colega de Iniciação Científica sob a orientação de nossa orientadora, a Professora Dra. Elí Fabris.

Espero que ela possa servir de apoio para nossa alfabetização cultural.


Enviem suas sugestões de Filmes...


Abraços,

Gabriela L. Rosa